Uma conta rápida comprova a importância da escolha consciente dos uniformes de trabalho: essas roupas acompanham os trabalhadores cerca de 300 dias por ano. Além disso, são peças relevantes na composição da comunicação visual dos empreendimentos.
Atenta a esses fatores, a empresa Refosco Uniformes, de Toledo (PR), inova no setor de uniformes e amplia as estratégias de posicionamento no mercado. Foi a única marca de uniformes personalizados presente à maior feira de alimentação fora do lar da América Latina, a Fispal, que reuniu mais de 50 mil empresários e gestores do ramo da gastronomia em São Paulo, em junho.
A Fispal é considerada extremamente completa, porque traz desde utensílios, equipamentos e insumos até programas de computador para o setor da alimentação. Foram mais de 1.800 expositores.
O posicionamento da Refosco Uniformes ampliou a variedade de produtos e serviços oferecidos, já que, normalmente, as opções disponíveis no setor de uniformes de trabalho são peças padronizadas, em cores e tecidos convencionais. Foi aí que a paranaense Refosco Uniformes se destacou.
A proprietária da empresa, estilista Ereany Refosco, conta que se surpreendeu com a relevância que a empresa alcançou. “Nosso diferencial é fabricar peças conceituais e autorais, usando tecidos adequados a cada função exercida e estampas baseadas nas marcas dos nossos clientes”, ela destaca.
Isso despertou o interesse de centenas de representantes de empresas da área de gastronomia e hotelaria do Brasil e de outros países da América Latina. Eles perceberam, de imediato, o impacto gerado por uniformes com personalidade, conectados com as ações de branding, ou seja, com os aspectos que reforçam os valores e o propósito de uma marca.
Outro quesito importante é o esforço da Refosco Uniformes para desenvolver peças em tamanho único, ampliando a possibilidade de uso. A escolha de tecidos resistentes, com aplicações e acabamento duráveis, também contribui para que os uniformes desenvolvidos no Paraná gerem economia a longo prazo.
Segundo a empreendedora Ereany Refosco, os participantes da feira puderam comprovar, no estande, que é possível “ousar nas cores e nos modelos sem perder a discrição”. Os visitantes conheceram, ainda, variedade de modelos de uniformes de gastronomia e atestaram a qualidade dos acabamentos.
E esse diferencial vale tanto para os funcionários que têm contato direto com os clientes, nas empresas, quanto para os que atuam nos bastidores. “Vestimos a equipe inteira”, revela Ereany.
Clientes inovadores
Os 110 funcionários da Doceria Delalê, de Belém do Pará (PA), usam uniformes personalizados produzidos pela Refosco Uniformes. Eles atuam em quatro unidades e na fábrica de produção. A proprietária Letícia Belarmino de Oliveira conta que encomendou peças exclusivas tanto para a equipe de atendimento quanto para os funcionários da produção, supervisores e até motoristas.
“O ponto principal é que, primeiro, a Refosco Uniformes conheceu bem a nossa empresa para, então, desenvolver os uniformes”, relata. Para ela, a criação de uma estamparia exclusiva com base na logomarca e na decoração utilizada dentro das lojas reforça o posicionamento da marca.
A participação direta do cliente na elaboração dos projetos de uniformes é outro aspecto que distingue a Refosco. Proprietária das empresas Petit Bistrô e Petit Pâtisserie, Ketlyn Missio define essa construção conjunta como fundamental para que o uniforme atenda exatamente o que a equipe precisa, incluindo a questão estética.
A primeira encomenda foi para os quatro funcionários do pequeno bistrô recém-inaugurado na cidade de Luis Eduardo Magalhães (BA). Agora já são quase 100 funcionários. A cada encomenda, um toque que enaltecesse ainda mais a identidade do negócio. “No último pedido, solicitei um colete e a Refosco Uniformes me atendeu com exclusividade”, destaca Ketlyn. A novidade, em modelo unissex, tem atraído a atenção dos clientes e até de concorrentes que perceberam a força do diferencial.
Coleções temáticas no e-commerce
Além dos uniformes exclusivos, a empresa de Toledo também expôs, na Fispal, coleções com estampas criadas para ramos da gastronomia levando em conta temas como açaí, café e pizza. A chef Mia Vasconcelos, especialista em massas, escolheu um desses para usar numa das apresentações que fez durante a feira.
As coleções temáticas compõem a nova estratégia de expansão da marca paranaense: o comércio eletrônico. São mais de 100 modelos compostos pela equipe da Refosco e que são vendidos, via e-commerce, para todo o Brasil.
A produção é fruto do trabalho criativo da empreendedora Ereany Refosco, especialista em Moda, Produto e Comunicação; com mestrado em Design e Marketing para Têxteis de Moda, na conceituada Universidade do Minho, em Portugal.
Ela desenvolve modelos exclusivos, cria coleções versáteis e coordena uma dedicada equipe multifuncional que conta com costureiros, auxiliares de costura, designers e assistente administrativo. A produção própria com têxteis de grandes indústrias nacionais alia escolhas inovadoras à expansão de um negócio que vem alcançando cada vez mais destaque.
Serviço:
Refosco Uniformes | Toledo | Paraná
Rua XV de Novembro, 917, Centro
Contato: (45) 99925-6259
Instagram: @refoscouniformes
Site: www.refoscouniformes.com.br
E-commerce: https://refoscouniformes.commercesuite.com.br
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