Consumidores da Copel não terão aumento na tarifa de energia, conforme decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nessa terça-feira, 18. Esse órgão regulador federal é o responsável por calcular o custo da conta de luz uma vez por ano.
Nos chamados subgrupos de consumidores, houve uma pequena redução de 0,03% nos próximos 12 meses. Essa redução é válida para clientes residenciais, profissionais liberais e pequenas empresas atendidos em todo o estado.
“O preço da energia para os paranaenses fica, portanto, abaixo da inflação”, informou a Copel. “Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede o aumento dos preços no país, subiu 3,93%”, complementou.
A tarifa da conta de luz é calculada a partir de fatores que incluem custo da energia, uso do sistema e encargos setoriais. Conforme a companhia, ao valor deste ano são abatidos créditos do PIS/Cofins por causa de ação judicial vencida por ela em 2020.
Apenas para as grandes empresas, que são os clientes atendidos em alta tensão, haverá reajuste de 0,05%, segundo a Copel. A empresa afirmou que para consumidores residenciais foi possível reduzir a tarifa mesmo com elevação de custos com o transporte da eletricidade e sua compra, além do aumento da inflação.
Comentários estão fechados.