Reajuste passará a valer nesta sexta-feira, 24; medida impactará cerca de 5 milhões de consumidores atendidos pela empresa.
Um novo aumento nas tarifas públicas vem aí para os paranaenses. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste na conta de energia elétrica da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O aumento passará a valer nesta sexta-feira, 24.
Segundo a agência, o reajuste será de 1,58% para os consumidores residenciais. Nas classes de consumo de baixa e alta tensão, o efeito médio será de 4,90%. A Copel atende a cerca de cinco milhões de unidades no estado, que deverão ser impactadas com o aumento.
A Aneel justificou que “os encargos setoriais e atividades relacionadas à distribuição de energia” são os fatores que mais incidiram no reajuste. A agência, porém, apontou “a devolução dos créditos de PIS/Cofins que, no reajuste da Copel, promoveu atenuação de 13,3%” e foi uma medida para a “mitigação das tarifas”.
À imprensa, a Copel informou que o índice é um dos mais baixos adotados no país e está muito aquém da inflação acumulada no período. A dedução de valores do PIS/Cofins na composição do preço, demanda jurídica vencida pela empresa, ajudou a manter o reajuste em menor nível, frisou a companhia.
Comentários estão fechados.