Comemorações devem reunir somente pessoas do mesmo grupo de convívio, sem aglomeração. Vai viajar? Redobre os cuidados. Decreto com restrições segue em vigor.
O Ministério Público do Paraná (MPPR) reforça as orientações das autoridades em saúde sobre a importância dos cuidados para se evitar o agravamento da pandemia de covid-19 no estado. O início do verão, no próximo dia 21, somado ao período de férias para muitas pessoas, pode contribuir para o aumento do número de casos.
“É uma preocupação extra”, ressaltou o MPPR. Segundo o órgão, nesse período as pessoas têm mais tempo livre e podem passar a circular mais nas ruas e em ambientes públicos, ampliando o risco de contaminação. Os festejos e as férias em cidades litorâneas, destino de muitas famílias, estão entre as principais preocupações dos promotores.
“As autoridades sanitárias estão reforçando o apelo para que todas as pessoas que puderem mantenham-se em casa, em isolamento”, ressalta o Ministério Público. Quem precisar, prossegue, deve respeitar “as regras de distanciamento social e prevenção, que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras e a limpeza constante das mãos”.
O MPPR contextua a situação da pandemia no Paraná. Observa-se aumento de diagnósticos positivos para pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde novembro. Isso poderá ser acentuado com o início do período de festas e com o calor, se as pessoas não seguirem as medidas preventivas.
“A preocupação maior com os municípios do Litoral justifica-se porque, tradicionalmente, eles registram um aumento substancial de população a partir do final de dezembro e não dispõem de estrutura para suportar o possível aumento de casos de coronavírus”, frisa o informe da promotoria paranaense.
Vale lembrar que as medidas restritivas e de distanciamento social no Paraná estão em vigor até 28 de dezembro, podendo ser prorrogadas mais uma vez ou não. A normativa, entre outras regras, proíbe confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos. A exceção são ações sem contato físico, incluindo o modelo drive-in.
Recomendações
Neste fim de ano, as pessoas devem evitar festas com aglomerações, enfatiza do MPPR. Com base em nota técnica da Secretaria de Saúde do Paraná, o órgão reforça as seguintes orientações e recomendações:
– reuniões presenciais em datas festivas de fim de ano devem reunir apenas pessoas do mesmo grupo de convívio, as que moram na mesma casa;
– encontros de fim de ano devem ter menor tempo do que o habitual; e
– idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou em tratamento imunossupressor não devem frequentar as festas natalinas ou de fim de ano fora de seu grupo de convívio familiar. Essa orientação é válida a pessoas que possuem contato com outras do grupo de risco.
Vai viajar?
Aeroportos, estações de ônibus, transporte público, postos de gasolina e paradas de descanso são considerados locais de grande exposição ao vírus, segundo o alerta dos promotores paranaenses. “Assim, essas pessoas devem adotar cuidados redobrados”, sublinha o órgão. A atenção deve ser maior em relação à higiene de mãos nas paradas para refeições durante as viagens e após o pagamento dos pedágios.
Clique aqui para acessar o informativo com todas as orientações do setor de saúde acerca dos cuidados que devem ser tomados durante as festas de Natal e ano-novo.
Comentários estão fechados.