Agroecologia: semente de esperança

Depois de uma temporada na Espanha, fazendo seu mestrado, o paranaense Lincoln Munhoz, retorna ao Brasil, e além de aplicar divulga o método da agroecologia, através do livro Êxodo

Por AIDA FRANCO LIMA | OPINIÃO

Você já ouviu falar em Permacultura? E Agricultura Ecológica? Esses são termos que nos ensinam a receita sobre como podemos transformar nossa experiência de vida em algo interligado ao meio ambiente e não apenas impactando-o. E é com base nesse conceito que o jornalista Lincoln Munhoz narra sua experiência em fazer o caminho de volta ao campo, através do livro Êxodo Urbano.

Êxodo Urbano é um convite ao leitor, para sentar em uma poltrona confortável, com uma xícara de café, de preferência passado no coador de pano, e saborear uma literatura com gosto de nostalgia e esperança. Não importa a geração que o leia. Mesmo que seja aquela que do campo só conhece o lazer no final de semana, é uma sensação de reencontrar as raízes perdidas para o concreto urbano e poder regá-las, em busca de um novo modo de vida.

A começar pelas citações de Cervantes, é possível notar que o autor é um sonhador, alguém que acredita que é capaz de contribuir, realmente, para um mundo mais equilibrado ambiental e socialmente. É um sonhador na dureza da realidade, que percebe que o Planeta está esgotado e precisa de um ajuste em sua rota. Do contrário, a colizão com destruição de nosso bioma, nos colocará na galeria dos dinossauros.

Lincoln faz um breve apanhando do grande problema que o êxodo rural significou para um país que, mesmo que com um tamanho significativo de terras agricultáveis, tem uma população que busca comida no lixo. E, trata sobre o privilégio de famílias que passam a fazer o caminho de volta ao campo, distanciando-se dos ruídos da vida urbana, em busca de uma vida mais saudável.

Um livro que incentiva o leitor a botar a mão na terra e pensar em um novo modo de cuidar da natureza, com olhar à sustentabilidade
O caminho de volta, não precisa ser literalmente ao campo, mas um novo olhar para o modo como tratamos a natureza. Ilustração de Lau Gallo

O autor apresenta o conceito da permacultura, a agricultura ecológica,  que nada mais é que respeitar os processos da natureza e seguir os princípios de Lavoisier: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”  

Lincoln nos dá a receita do bolo, ensinando os conceitos do método, como também aplica a receita! Ou seja, o autor mostra que seu entusiasmo salta à literatura, ou é que o prazer pela escrita visita sua propriedade rural. Pura sinergia! Depois de uma temporada na Espanha, fazendo seu mestrado, ele volta ao Brasil com sua família e, literalmente, planta sua dissertação na zona rural de Cianorte, Paraná.

Êxodo Urbano, é o livro que você, ao terminar a  xícara de café ou antes mesmo de chegar às páginas finais, é nutrido (a) por uma vontade imensa de também contribuir em prol da defesa do Planeta, da qualidade de vida, da alimentação saudável. E não importa o tamanho da propriedade, seja um latifúndio rural, redundância clara, ou minifúndio urbano, o mais importante é a semente de esperança ser plantada e é com essa necessária força, que Lincoln nos brinda.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.