Festas natalinas

Apresentações teatrais, programas nas redes sociais e nas televisões, tudo isso deve também estar presente neste período natalino.

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Felizmente Foz do Iguaçu guarda uma tradição que se repete anualmente referente às festas natalinas. Algumas casas decoradas – como a existente na Avenida Pedro Basso – marcam a felicidade e alegria deste período do ano, anunciando o nascimento de Jesus.

A chegada do Papai Noel, que faz a alegria da nossa criançada, e as luzes que embelezam vários pontos da cidade são sim mais do que motivo de felicidade, são a simbologia de uma nova vida que está chegando, na qual deve imperar o amor, a justiça e a solidariedade.

Nesse mesmo contexto temos várias e diferentes formas de arrecadações de diversos tipos para atender as famílias carentes.

Tudo isso pode ser facilmente resumido como sendo o espírito de Natal, que sempre é motivo de encontros familiares, reminiscências são lembradas, propósitos de melhorias gerais de vida são colocados.

Pensamos que tudo isso ainda pode ser muito mais trabalhado, transformando-se em um grande atrativo turístico, tal como é realizado na cidade de Gramado (RS). No entanto é preciso guardar e manter aquilo que é essencial nessas festividades, o nascimento de Jesus e tudo o que isso representa na vida particular e na própria sociedade – e que hoje é tão fundamental e necessário, como aprender a viver com os diferentes; exercitar a tolerância; buscar a harmonia na nossa família e na sociedade; entender que os mais vulneráveis têm direitos e merecem auxílios nossos para poderem avançar e ter melhores condições de vida; entender que a justiça é um bem social e que diante dela todos somos iguais, independentemente de qualquer outra situação.

Para a realização desse Natal diferente que já estamos realizando é muito importante que as igrejas, em suas várias denominações, possam também ajudar com seus corais, suas ações sociais, enfim, que possam dar o toque de uma realidade mais profunda a esse acontecimento que marca o nascimento de Jesus, sendo o grande fato que assinala a história da humanidade.

Apresentações teatrais, programas nas redes sociais e nas televisões, tudo isso deve também estar presente neste período natalino, de sorte a termos todo este mês de dezembro como um grande evento que seja capaz de atrair turistas para a nossa cidade, incrementando as áreas de hotelaria, bares, restaurantes e comércio.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.