Reitores, Expolondrina, FPF, Aplicativo, Escola Segura e Pacote anticrime
Coluna da ADI (Associação dos Jornais Diários) Paraná, terça-feira, 2 de abril.
Reitores
A Assembleia Legislativa reúne nesta quarta-feira, 3, os reitores das sete universidades estaduais: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, Uenp e Unespar. Queremos abrir um canal de diálogo com entre reitores e os deputados, diz o deputado Hussei Bakri (PSD), líder do Governo, que articulou a reunião.
Ministra na Expolondrina
A ministra Tereza Cristina (Agricultura) confirmou presença na Expolondrina (entre os dias 5 e 14 de abril). A ministra vai participar na segunda-feira, 8, do Fórum do Agronegócio da feira. O Brasil é protagonista na produção mundial de alimentos. Mas enfrenta sérios problemas para levar sua produção para o mundo, diz o presidente da Social Rural do Paraná, Antônio Sampaio.
Alojamentos
Reeleito para mais quatro anos na presidência da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, pretende construir um alojamento para os clubes de interior em Curitiba. O alojamento poderá ter até um refeitório. Cury disse que FPF vai trabalhar forte no apoio a terceira divisão do futebol profissional.
Aplicativo bombou
O secretário Ney Leprevost (Trabalho, Desenvolvimento Social e Família) comemora: em menos de uma semana o aplicativo Paraná Serviços já teve mais 10 mil download. É uma forma de fazer serviços rápidos, práticos, de fácil acesso e que já está facilitando a vida do trabalhador autônomo, diz Leprevost.
Relatora
O deputado Ricardo Barros (PP-PR) designou a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) para relatar a MP que trata do uso do FGTS para empréstimos às santas casas e hospitais filantrópicos. Barros, que preside a comissão especial, e espera votar a MP já nesta quarta-feira, 3. O ex-ministro da Saúde defende a linha de crédito como importante auxílio para que os hospitais continuem atendendo pelo SUS.
Pacote de investimentos
O governador Ratinho Junior confirmou que vai liberar neste mês de abril um pacote de investimentos para a elaboração de projetos executivos na área de infraestrutura. O objetivo é resolver os gargalos logísticos, facilitar o escoamento da produção e transformar o Paraná em uma grande central logística da América Latina, afirmou Ratinho Junior, ressaltando que a medida dará ainda mais competitividade ao agronegócio paranaense.
Vai continuar
O governador Ratinho Junior adiantou que o Escola Segura vai continuar e que a Secretaria da Fazenda vai fazer a revisão das diárias que serão pagas aos policiais militares inativos que aderirem ao programa.
Viapar leniente
A Viapar fechou acordo de leniência com a força tarefa da Operação Lava Jato e compromete-se devolver R$ 500 milhões aos cofres públicos e se livrar de complicações futuras, dentre as quais a de ser considerada inidônea e impedida de firmar contratos com o poder público.
Patriota
O TSEl aprovou a incorporação do PRP ao Patriota. Os dois partidos não superaram a cláusula de barreira nas eleições do ano passado. Ao todo, 14 partidos estão nesta situação e devido ao pífio resultado eleitoral ficam sem tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV nem verba do fundo partidário.
Pacote anticrime
O ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) fechou acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e os três projetos do pacote anticrime passaram a tramitar em paralelo tanto na Câmara como no Senado.
Maior apoio
O deputado Sargento Fahur (PSD-PR) é um dos entusiastas do pacote anticrime de Moro. O projeto ataca bandidos, principalmente as facções criminosas e políticos corruptos, portanto é bom para o Brasil e ruim para pilantras de todas as espécies, diz.
Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br