Colégios militares, Bobato no MDB, centenário, homenagem, corrupção é o problema e mais voos para Foz
Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná. .
Colégios militares
Estados e municípios têm até sexta-feira (27) para aderir ao modelo de de colégios cívico-militar proposto pelo governo federal. A gestão compartilhada será implantada até 2020 em 54 escolas. O Paraná já tem, ou em via de instalação, sete colégios militares: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Pato Branco e Foz do Iguaçu.
Bobato no MDB
O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, deve ingressar no MDB nos próximos dias. A garantia a Bobato foi dada pela executiva estadual do partido. O MDB deve se aliar ao PSD do prefeito Chico Brasileiro que vai disputar a reeleição no ano que vem.
Maurício Requião
O ex-deputado e ex-secretário estadual de Educação, Maurício Requião (MDB), deve disputar a Câmara de Vereadores de Curitiba em 2020. Maurício é irmão do ex-senador Roberto Requião (MDB) e tio do deputado estadual Requião Filho (MDB).
Centenário
A ex-governadora Cida Borghetti destacou o centenário do Hospital Pequeno Príncipe que tem 370 leitos, atende 32 especialidades e faz 22 mil cirurgias pediátricas por ano. “São 100 anos de amor às crianças. Parabéns a todos os profissionais que participaram ao longo dessas décadas da construção desse hospital filantrópico que é referência nacional e um grande orgulho para o Paraná”, disse.
Semana Literária
Desde segunda-feira, 23, até sexta-feira, 28, Curitiba e mais 23 cidades estão recebendo a 38ª edição da Semana Literária do Sesc. A programação tem mesas-redondas, oficinas, apresentações, exibição de filmes, lançamentos e vendas de livros. A semana alcança ainda Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
Arns no Podemos
O senador Flácio Arns (Rede) vai se filiar ao Podemos. Desta forna, o Paraná tem três senadores do mesmo partido: Alvaro, Arns e Oriovisto Guimarães.
Homenagem
O Clube Athletico Paranaense será homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa pela conquista da Taça Brasil. A proposta é do deputado Romanelli (PSB). O time paranaense já faturou mais de R$ 80 milhões em prêmios e garantiu vaga na Taça Libertadores em 2020. A data da homenagem ainda será marcada.
Eleições em Maringá
Maringá já tem oito pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020: Ulisses Maia (PDT), Homero Marchese (Pros), Silvio Barros (PP), Enio Verri (PT), Dr. Batista (PMN), Roberto Pupin (PP), Eliseu Fortes (Patriotas), José Luiz Bovo (DEM) e Rogério Calazans (Avante).
Eleições
Em Ponta Grossa, os pré-candidatos são Marcio Pauliki (SD), Aliel Machado (PSB), Daniel Milla (PV), Elizabeth Schmidt (sem partido), Felipe Passos (PSDB), Álvaro Góes (sem partido), Pedro Wosgrau Filho (PP), Professor Gadini (PSol), Douglas Taques Fonseca (PSL), João Barbiero (PP), João Carlos Gomes (PP), Julio Kuller (MDB), Celso Sant'Anna (sem partido) e Indianara Milléo (sem partido)
Corrupção é o problema
Pesquisa do Movimento Transparência Internacional aponta que 90% da população afirma que a corrupção é o grande problema a ser enfretado: 11% dos brasileiros já pagaram propinas ao utilizarem serviços públicos e cerca de 40% já receberam ofertas em troca de votos. A pesquisa foi realizada com mais de 17 mil cidadãos em 18 países da América Latina e do Caribe.
Mais voos para Foz
A companhia aérea chilena de baixo custo JetSmart fará voos regulares, duas vezes por semana, ligando Foz do Iguaçu a Santiago do Chile, a partir do dia 3 de janeiro de 2020.
Licença capacitação
A CCJ da Assembleia Legislativa aprovou, o projeto que trata da licença especial dos servidores públicos. A licença-prêmio será substituída pela licença capacitação, na qual o funcionário poderá tirar as folgas remuneradas se comprovar um curso de aperfeiçoamento na sua área de atuação. Quem tem licenças a receber manterá o direito de ser indenizado. O objetivo do governo é zerar um passivo de R$ 3 bilhões.
Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br