Blog pelo Paraná – Vagas de emprego, Cenário atual, Auxílio emergencial, Paraná clube, Eleições municipais, Isolamento social e Rede hoteleira

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná de sábado, 18 de abril de 2020.

Delegacias virtuais
O ministro Sergio Morou (Segurança) vai anunciar nos próximos dias a possibilidade do registro de denúncias de violência doméstica pela internet. Para tanto, vai recomendar às secretarias estaduais de segurança pública que tenham delegacias virtuais para o registro das ocorrências. A Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres já estão trabalhando para tirar o projeto do papel.

Novas medidas
A prefeitura de Foz do Iguaçu investirá até R$ 10 milhões na locação de 1,5 mil quartos de hotéis para manter em isolamento pacientes com sintomas leves da covid-19. O investimento contará com apoio da Itaipu Binacional. Um resumo de decretos publicados pela prefeitura traz as atividades comerciais que podem voltar de forma gradual e controlada e as que continuam suspensas.

Vagas de emprego
O Global Linkle chegou ao Brasil, mas há um tempo está em funcionamento em outros países. O aplicativo distribui vagas de emprego conforme a geolocalização dos candidatos e agora tem uma nova funcionalidade: voluntários que oferecem ajuda a quem precisa. Os serviços estão sendo oferecidos sem custo. Criada por empreendedores de Maringá, a plataforma já está cadastrando oportunidades de emprego e candidatos no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Cenário atual
O deputado Aliel Machado (PSB) pondera sobre o cenário atual vivenciado pelos brasileiros. “É hora do governo assumir suas responsabilidades e não criar um conflito, uma escolha sobre os ombros dos empresários: ou morre pelo vírus ou quebra, ou dos trabalhadores: ou morre de fome ou será atingido pelo vírus. É preciso que a alta carga de impostos e a burocracia, que pesa sob os empresários, seja discutida na Reforma Tributária”, disse em artigo. 

Auxílio emergencial
A  Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento do auxílio emergencial a 1.359.786 beneficiários do Bolsa Família. O banco também já está fazendo o depósito do auxílio emergencial de R$ 600 a dois milhões pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro (inscritas no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família).

Paraná clube
O Paraná Clube lançou um kit com 3 máscaras de proteção. Parte do dinheiro arrecadado será revertido para a compra de cestas básicas para moradores da Vila Torres em Curitiba.

Bem colocado
O Paraná subiu 13 posições no ranking da entidade Open Knowledge, que avalia a transparência com relação à pandemia.  A boa colocação se deu devido a disponibilização diária de informações sobre a evolução da covid-19, como número de casos, regiões e faixas etárias de maior incidência, e as ações de enfrentamentos que estão disponíveis aos cidadãos pela internet. Outro fator relevante foi a inclusão dos leitos destinados exclusivamente para quem contrair da pandemia.

Eleições municipais
As eleições municipais de outubro ainda causa suspense nos em pré-candidatos. Com a pandemia mundial do coronavírus, a discussão sobre o adiamento do pleito tem sido debate entre os parlamentares. O ministro Luís Roberto Barroso, eleito o novo presidente do TSE, disse que estará em articulação com o Congresso Nacional sobre as possíveis mudanças no calendário eleitoral. “Ainda é cedo para ter uma definição se a pandemia vai impor um adiamento da eleição, mas é uma possibilidade”.

Retomada
Espanha e Itália e outros países da Europa onde o contágio está em queda começaram a aliviar medidas restritivas e ensaiam retomada econômica, mas sem suspender quarentena. Outros países, porém, não preveem alívio nas medidas restritivas ao menos até maio.

“Reaparição mortal”
Por enquanto, a Organização Mundial da Saúde diz ver com preocupação as medidas que relaxem o isolamento social por pressões econômicas. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, diz temer que isso resulte em uma “reaparição mortal” do coronavírus. A OMS afirmou que os países que decidirem aliviar as restrições devem fazer isso em fases, dando um intervalo de pelo menos duas semanas a cada relaxamento. 

Isolamento social
Pesquisa feita a partir de dados de localização de celulares mostra que o nível de isolamento social no Paraná está abaixo da média nacional. No estado, 42,6% da população está em casa respeitando a recomendação das autoridades. No fim de março, 57,7% dos paranaenses estavam em isolamento social, de acordo com o levantamento. A média no Brasil é de 46,2%.

Rede hoteleira
De acordo com o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, cerca de 69% dos hotéis brasileiros estão fechados por causa da covid-19. E a maior parte (39%) prevê reabrir apenas em junho. A região Sul é a que tem mais hotéis sem funcionar: 90%. Rio de Janeiro e São Paulo tem o mesmo percentual de estabelecimentos fechados: 62%.

Em queda
Segundo dados do Ministério da Segurança, o Brasil teve queda na criminalidade em 2019. Os crimes violentos letais intencionais, homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte caíram 19%. Foram 42.201 pessoas assassinadas no país entre janeiro e dezembro do ano passado. É o menor número da série histórica iniciada em 2015.

Redação ADI-PR Curitiba  
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
 

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.