Blog pelo Paraná – Assédio eleitoral, Doenças raras e Fake news
Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, sábado 22 de outubro de 2022.
Presidência do TJ-PR
Três desembargadores estão inscritos para disputar a eleição pela presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, em novembro, para o biênio 2023-2024, sucessão do desembargador José Laurindo de Souza Netto. São eles os desembargadores Luiz Fernando Tomasi Keppen, Gilberto Ferreira e Luiz Osório Panza, vice-presidente do tribunal.
Na Alep
Em reunião na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), realizada em Francisco Beltrão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), disse que “o governador (Ratinho Junior) referendou nosso nome para continuar como presidente da Assembleia Legislativa. Esse referendo do governador é um fator preponderante e fundamental para a eleição, que é em fevereiro”.
Capitalização
O Paraná cresce acima da média nacional em vendas de títulos de capitalização até agosto. Nos primeiros oito meses de 2022, o mercado desses títulos arrecadou R$ 1,22 bilhão, alta de 19,5% em relação a 2021, segundo a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), a partir dos dados da Susep. Entre prêmios e resgates, foram injetados R$ 963,5 milhões na economia local no período. O desempenho do estado ficou acima dos resultados nacional e do Sul, que cresceram 15,7% e 14,9%, respectivamente.
Cidade Digital
Foi lançado o programa “Cidade Digital” da prefeitura de Santo Antônio da Platina. O lançamento contou com a presença da promotora de justiça Kele Cristiani Diogo Bahena, coordenadora do Gepatria Norte Pioneiro, do prefeito José da Silva Coelho Neto (Podemos) e demais autoridades do município.
Regiões turísticas
O Paraná conta com cinco novas regiões turísticas, aprovadas e validadas nesta quarta-feira (19) pelo Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur). Elas são resultado do desmembramento de uma grande região no Noroeste do Estado, que era composta por 83 municípios, a Região dos Corredores das Águas.
Doenças raras
O Estado vai financiar um estudo sobre a genética da população acometida por cânceres e doenças raras no Paraná. A pesquisa será coordenada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).
Colheita do trigo
As chuvas intermitentes, que caem em todo o Paraná, não ajudaram a avançar de forma razoável na colheita do trigo na última semana. Com isso, houve piora na qualidade do que ainda permanece nos campos. A análise desta e de outras culturas está no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente ao período de 14 a 20 de outubro, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Inscrições abertas
O Estado está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Projetos e Obras Públicas, com ênfase em infraestrutura viária de transportes e em edificações. São 16 vagas exclusivas para servidores e empregados públicos graduados em Engenharia Civil, e Arquitetura e Urbanismo, e que atuam como técnicos e gestores nas áreas de projetos e obras públicas nos órgãos ligados ao Executivo Estadual do Paraná.
Combate a dengue
Com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya.Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a campanha busca mobilizar os cidadãos a participarem efetivamente do combate.
Porta de entrada
O vice-governador Darci Piana recebeu o embaixador da República Portuguesa no Brasil, Luís Faro Ramos, no Palácio Iguaçu, para discutir a ampliação da relação comercial entre o Estado e o país europeu, além de outras possíveis cooperações entre ambos.Piana apresentou ao embaixador as políticas da gestão para atração de investimentos da iniciativa privada e destacou os possíveis benefícios em negociações futuras com os portugueses.
Ponte de Guaratuba
A definição da empresa que deverá tirar do papel o projeto da Ponte de Guaratuba, obra aguardada há décadas pelos paranaenses, continua em suspense. Passados mais de 20 dias da realização da licitação, o resultado final do processo ainda não saiu. A espera pela batida de martelo foi adiada duas vezes, porque as primeiras colocadas no certame não atenderam aos requisitos do edital. Agora, a comissão de julgamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) analisa mais uma candidata e o resultado deve sair nesta semana.
Assédio eleitoral
Quarenta e um dos 399 municípios do Paraná registraram, até esta quinta-feira (20), denúncias de assédio eleitoral por atos cometidos por empresas, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT-PR).Segundo o órgão, o estado soma 77 denúncias ,o segundo do país com mais notificações.
Fake news
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, uma resolução que dá à Justiça Eleitoral mais celeridade para a retirada de notícias falsas (fake news) de sites e redes sociais. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, disse que, diante do “aumento de notícias fraudulentas” e de discursos de ódio observados durante o segundo turno destas eleições, convidará representantes das duas campanhas presidenciais para uma conversa.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Comentários estão fechados.