Jovem de 15 anos já pode tirar o título para votar aos 16
Acesso ao documento fora do ano da eleição facilita e estimula a participação cidadã dos adolescentes.
Por Paulo Bogler
Jovens com 15 anos de idade podem tirar gratuitamente o seu título eleitoral. Até o ano passado, segundo a Justiça Eleitoral, os documentos só eram confeccionados em anos eleitorais.
A mudança é para facilitar e estimular a participação cidadã dos adolescentes, já que o voto é facultativo para esse público. Outra meta é diminuir a quantidade pendências a se resolver no ano de eleição.
Só vota, porém, o jovem que completar 16 anos antes do primeiro turno. O pleito para eleger prefeito e vereadores nas cidades acontece em 2024.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná lembra que, por enquanto, o alistamento eleitoral dos jovens só pode ser realizado presencialmente nos cartórios eleitorais. O título pode ser tirado por todas as pessoas acima de 15 anos até maio de 2024.
Segundo turno
Foz do Iguaçu vive a expectativa de realizar a primeira eleição da sua histórica em dois turnos. O pleito irá escolher os novos inquilinos do Palácio das Cataratas e da Câmara de Vereadores.
No ano passado, a cidade ganhou 8 mil novos votantes e 196.153 eleitores – não necessários 200 mil para a eleição em dois turnos. Na ocasião, 2.588 jovens entre 16 e 17 anos se habilitaram para o primeiro voto.