Heróis não vivem só de homenagem. Senado aprova piso salarial da enfermagem
Projeto beneficia enfermeiro, técnico, auxiliar e parteira; matéria vai para análise dos deputados federais.
Projeto beneficia enfermeiro, técnico, auxiliar e parteira; matéria vai para análise dos deputados federais.
Projeto estabelecendo o piso salarial nacional da enfermagem foi aprovado pelo Senado Federal na noite dessa quarta-feira, 24. A matéria é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede/ES) e segue agora para deliberação na Câmara dos Deputados.
Reivindicação história da categoria, reverenciada como de heróis na pandemia, a medida beneficia enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, e também parteira. O projeto estabelece o mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Em relação ao piso dos demais profissionais, o projeto fixa: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. São valores nacionais.
Em maio deste ano, profissionais da enfermagem em Foz do Iguaçu fizeram carreata e protesto pela aprovação do projeto no Senado e para lembrar os trabalhadores da saúde mortos na cidade exercendo a função no combate à covid-19. A categoria usou a Praça da Paz, expondo balões e cruzes.
Leia também:
Enfermagem realiza carreata em Foz por piso salarial e melhorias na carreira
Profissionais de enfermagem: carreata em Foz pede piso salarial e melhoria nas condições de trabalho
Comentários estão fechados.