Deputado do Paraná propõe regular uso veterinário de Cannabis
Projeto defende a prescrição e comercialização desse medicamento que traz “benefícios e qualidade de vida para animais com doenças crônicas”.
Projeto defende a prescrição e comercialização desse medicamento que traz “benefícios e qualidade de vida para animais com doenças crônicas”.
A regulamentação dos medicamentos à base de Cannabis para uso veterinário poderá trazer “benefícios e qualidade de vida para animais com doenças crônicas” de todos os tamanhos, pequenos ou grandes. É o que defende o deputado federal Stephanes Junior (PSD/PR).
Segundo o parlamentar paranaense, a ANVISA já liberou o uso de cinco medicamentos para uso humano à base da Cannabis. Quer ele a liberação para prescrição e comercialização desse medicamento para uso veterinário.
O deputado explica o potencial da espécie vegetal: a Cannabis “possui diversas variedades, cada uma delas com suas especificidades e que possui muitos benefícios tanto na medicina humana quanto na veterinária”, expõe. Para os pets, os benefícios seriam para os que têm mal de Alzheimer, por exemplo.
“Além disso, tem potente efeito antioxidante, antipsicóticos e ansiolíticos, que os tornam mais calmos e sociáveis”, prossegue. E, ainda, no “controle de crescimento de tumores cancerígenos, bem como na melhora significativa de doenças como a artrite reumatóide, hipertensão, aterosclerose, síndrome metabólica, lesão isquêmica, depressão, dor neuropática e diabetes”.
Comentários estão fechados.