Nietzsche no Paraguai
Escrito a quatro mãos por Nathalie e Christophe Prince, NIETZSCHE NO PARAGUAI é um romance histórico, mescla de ficção e fatos reais.
Por Claudio Siqueira
Escrito a quatro mãos por Nathalie e Christophe Prince, NIETZSCHE NO PARAGUAI é um romance histórico, mescla de ficção e fatos reais.
O livro conta a história da Nova Germânia, colônia fundada em 1886 em plena selva paraguaia pelo fanático antissemita dr. Bernhard Förster, casado com Elisabeth Förster-Nietzsche, irmã do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.
O objetivo desta colônia seria criar uma comunidade modelo e pura de interferências étnicas no Novo Mundo para demonstrar a “superioridade da raça ariana alemã”.
As sementes supremacistas lançadas no passado em pleno coração da América Latina, ameaçam brotar nos dias de hoje. Em recente matéria no periódico digital H2Foz, “Antivacinas alemães, austríacos e suíços criam reduto no Paraguai”, sobre o condomínio fechado “El Paraíso Verde”, localizado perto de Caazapá, a 200 km da capital paraguaia, Assunção, revela que esse espaço vem sendo ocupado por estrangeiros alemães, austríacos e suíços, que com apoio político e financeiro, se apresentam como uma comunidade antivacina e anti-muçulmana.
Estudar e entender o passado é a única forma de prevenirmos o presente dos erros cometidos. Estudar e debater o nazismo para combatê-lo e assim não vivermos outro inferno na terra por conta de delírios racistas e supremacistas.
Referências:
1 – NIETZSCHE NO PARAGUAI: https://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=610619&ID=532506
2 – Antivacinas alemães, austríacos e suíços criam reduto no Paraguai: https://www.h2foz.com.br/paraguai/antivacinas-alemaes-austriacos-e-suicos-criam-reduto-no-paraguai/
Comentários estão fechados.