Universitários de Foz do Iguaçu apresentam carro movido a hidrogênio verde

Acadêmicos da Unioeste e da Unila estão participando da Shell Eco-marathon Brasil 2024, que acontece no Rio de Janeiro.

Acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, estão participando, entre hoje (27) e sexta-feira (30), da Shell Eco-marathon Brasil 2024.

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Para a competição, que acontece no Rio de Janeiro, os estudantes do Grupo Cataratas de Eficiência Energética desenvolveram um protótipo de veículo movido a hidrogênio verde, produzido de forma limpa na planta experimental do Itaipu Parquetec.

Desenvolvimento do protótipo nos laboratórios em Foz do Iguaçu. Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec
Desenvolvimento do protótipo nos laboratórios em Foz do Iguaçu. Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

A maratona tecnológica desafia jovens a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes, em categorias como Etanol, Gasolina, Bateria Elétrica e Hidrogênio. Também participam da disputa equipes da Bolívia, Colômbia, México e Peru.

Os representantes de Foz do Iguaçu são universitários dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Energia e Ciências da Computação.

Além do veículo movido a hidrogênio verde, os 22 integrantes do Grupo Cataratas de Eficiência Energética levaram para o Rio de Janeiro um protótipo alimentado por bateria elétrica, desenvolvido nos laboratórios do Itaipu Parquetec, no antigo canteiro da usina.

A Shell Eco-marathon foi lançada oficialmente em 1985, na França. Nos últimos 37 anos, o programa tem realizado etapas em diferentes países e impulsionado o desenvolvimento de tecnologias com potencial de aplicação comercial.

A equipe de Foz do Iguaçu tem como capitã a acadêmica Ana Lúcia de Paula Martins, do curso de Engenharia Elétrica da Unioeste, e cocapitã Giulia Demarchi, de Engenharia Mecânica. O projeto recebe o apoio das universidades, Itaipu Parquetec e parceiros.

O protótipo movido a hidrogênio verde é o primeiro produzido no Brasil a competir na Shell Eco-marathon, reforçando a importância da iniciativa desenvolvida na fronteira.

(Com informações do Itaipu Parquetec)

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