Será inaugurada, no próximo domingo (10), às 9h, a primeira Praça das Ciências em Foz do Iguaçu, fruto de parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) e a Associação Um Chute para o Futuro.
Leia também:
Entidade de Foz lança roteiros conduzidos por jovens da comunidade
O projeto também tem a parceria do Itaipu Parquetec e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no âmbito do edital “Programa Praças da Ciência em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e Espaços Científicos Culturais”.
O ambiente funcionará junto à sede da associação, localizada na Rua Augusto Veloso, no bairro Porto Belo, Região Norte do município.
A proposta é criar um local interativo, com acesso gratuito e aberto para o público geral, equipado com brinquedos de tecnologia educacional e atividades ludopedagógicas para a disseminação da ciência.
O público-alvo inclui professores e alunos de escolas públicas e privadas, crianças e adolescentes atendidos pela Associação Um Chute Para o Futuro, bem como a comunidade local.
“Este é um projeto que oferece à comunidade um ambiente multidisciplinar de aprendizado, interação e diversão, de forma lúdica, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia em todos os níveis”, explica o diretor-presidente do ITAI, Edson Simionato.
O valor total do convênio é de R$ 298.237,30, destinado à aquisição dos brinquedos, capacitações, formações e contratação da equipe técnica responsável pelo desenvolvimento metodológico da Praça das Ciências.
Além disso, o Itaipu Parquetec investiu R$ 55,1 mil para a realização de terraplenagem e instalação de paver no local.
Outras instituições, como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o Núcleo Regional de Educação (NRE) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu também são parceiras da iniciativa.
(Com informações do Itaipu Parquetec)