![Devido à pouca incidência de luzes, mirantes das Cataratas proporcionam grandes oportunidades para fotografar o céu noturno.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/140225rodrigoguerra-750x430.jpg)
Uma foto do céu noturno das Cataratas foi premiada na categoria Astro Night Sky do 10.º Brasília Photo Show (BPS), maior festival de fotografia da América Latina.
Leia também:
Veja a passagem do cometa C/2024 G3 sobre as Cataratas do Iguaçu
De autoria do astrofotógrafo Rodrigo Guerra, do projeto Cosmos Iguassu, a imagem mostra um braço da Via-Láctea sobre os saltos Floriano e Deodoro.
![Imagem premiada na categoria Astro Night Sky.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/140225rodrigoguerra1.jpg)
O registro nas Cataratas também revela uma curiosidade: a Constelação da Ema, descrita pelos povos guaranis. Conforme a cosmologia indígena, o desenho, que fica visível nos períodos de outono e inverno, simboliza tempos de frio e escassez.
De acordo com Guerra, a foto usa a técnica de dupla exposição, com tripé fixo, e foi captada em 11 de junho de 2024. “No dia, o vento estava forte e havia bastante spray de água das Cataratas”, recorda.
“Deixei a máquina capturando a luz e, além da constelação, também foi possível registrar o arco-íris lunar”, descreve o astrofotógrafo, em alusão ao arco-íris prateado visto à noite nas Cataratas.
“Depois disso, a segunda parte consiste em fotografar o próprio céu, com recurso técnico para acompanhar o movimento celeste. Por fim, juntamos tudo na edição. É uma foto que tem uma técnica apurada, não é uma foto usual”, complementa.
A Constelação da Ema envolve estrelas que, tradicionalmente, estão agrupadas em outras constelações, como Escorpião e Cruzeiro do Sul. A silhueta da ave, na visão dos guaranis, surge do contraste entre as partes mais claras e mais escuras da Via-Láctea.
![Constelação da Ema sobre as Cataratas do Iguaçu.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/140225rodrigoguerra2.jpg)
Astrofotografia nas Cataratas do Iguaçu
Outras astrofotografias do céu das Cataratas estão publicadas no Instagram @cosmosiguassu. Há registros, por exemplo, da passagem de um cometa sobre a paisagem fronteiriça, repercutida pelo H2FOZ (clique aqui para saber mais).
Já o Brasília Photo Show, no qual a foto de Rodrigo Guerra ganhou o prêmio, teve mais de dez mil imagens aprovadas na primeira fase. De acordo com a organização, as fotografias vencedoras ficarão expostas no Museu de Arte de Brasília.