Estudantes de dez estados brasileiros, além do Paraguai e da Argentina, já estão com viagem marcada para Foz do Iguaçu, para participar da 13.ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciências), que acontecerá no Itaipu Parquetec.
Leia também:
Iguassu Inova: Foz do Iguaçu terá festival de inovação e tecnologia
Entre os dias 25 e 30 de novembro, serão expostos 404 projetos elaborados por alunos do ensino infantil, fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas nacionais e internacionais, nas modalidades FIciências Kids, FIciências Junior e FIciências Jovem.
Neste ano, o evento estará integrado ao Festival Iguassu Nova, que abrigará também o Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) e uma série de atividades dedicadas a fomentar a cultura, a tecnologia e a inovação.
Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes da FIciências envolvem áreas como ciências exatas, ciências humanas, ciências da saúde, ciências biológicas, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas e engenharias.
Os projetos poderão ser vistos pelo público, na quarta (27) e na quinta (28), com inscrições gratuitas no site www.festivaliguassuinova.com.br. A cerimônia de premiação dos trabalhos vencedores em cada categoria está marcada para a manhã de sexta (29).
A FIciencias 2024 é realizada pelo Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional, com patrocínio da Fundação Araucária e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O endereço oficial na internet é o https://ficiencias.org/.
Seis universidades apoiam a feira: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).
(Com informações do Itaipu Parquetec)