Empreendedores da Vila Yolanda estão apresentando e buscando apoio de instituições públicas e privadas para a revitalização da Avenida das Cataratas. Nesta semana, a pauta foi levada ao Fundo Iguaçu, que direciona recursos para projetos com foco no desenvolvimento da cidade.
Coordenador e vice do Núcleo Vila Yolanda da ACIFI, Ralf Smaha e Pas Schaefer se reuniram com o presidente do fundo, Nilson de Nadai. Antes, em janeiro, essa pauta foi exposta com o secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Andrey Bachixta.
Projeto de 2015, que precisa de atualização, prevê a revitalização da avenida em trecho de quatro quilômetros, da Avenida Jorge Schimmelpfeng ao trevo de acesso à Argentina. E alargamento e duplicação das pistas, ciclovias, paisagismo e iluminação, entre outras adequações.
Da reunião com o Fundo Iguaçu, expõe o Núcleo Vila Yolanda, ficou compromissada a realização de pesquisa com moradores e empresários do bairro histórico em Foz do Iguaçu. A prospecção irá reunir melhorias sugeridas pela comunidade para a atualização do projeto.
“O segundo compromisso seria o Fundo Iguaçu retomar o contato com a empresa responsável pelo projeto, para orçar a atualização, já com as sugestões colhidas na pesquisa”, informou a assessoria do núcleo comercial e empresarial. A empresa assina outros empreendimentos na cidade.
A Avenida das Cataratas deverá passar por alterações em seu fluxo, após a conclusão da Perimetral Leste. Isso porque, quando a nova rodovia for aberta, conectando a BR-277 e a Região Sul, ela deverá receber todo o tráfego pesado de caminhões e carretas que hoje cortam o corredor turístico.
Projeto
Na reunião com o planejamento da prefeitura, o secretário apresentou ao Núcleo Vila Yolanda um documento encomendado pela Itaipu Binacional, em convênio com o Visit Iguassu. Ele prevê reforma de quase quatro quilômetros da Avenida das Cataratas, mas que também carece de ajustes.
Comentários estão fechados.