Ação de empresários busca estimular o crescimento do bairro histórico, a partir da boa mesa, entretenimento e atrações culturais diversificadas.
A histórica Vila Yolanda, em Foz do Iguaçu, é repleta de estabelecimentos de gastronomia, cultura e entretenimento, que atraem pessoas de todas as partes da cidade e visitantes. Um projeto que está sendo germinado a muitas mãos quer transformar o bairro em um centro de referência.
Empresários com negócios nas ruas e avenidas dessa localidade formaram o Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda e estão unindo forças para potencializar o desenvolvimento da região. Eles seguem o exemplo de núcleos como o da Avenida Brasil, entre outros.
Cerca de 20 empreendedores atuam em torno do projeto, que é aberto a novos interessados. Eles mantêm restaurantes e lanchonetes de diferentes especialidades, cervejarias, pubs, galeria de arte, empanaderia, restaurante vegetariano e confeitaria.
Em um primeiro momento, um workshop possibilitou aos participantes do núcleo apontarem necessidades e demandas em infraestrutura e ordenamento urbano e paisagístico. Essa pauta incluiu a revitalização de espaços públicos, como as praças e outros equipamentos.
A Vila Yolanda situa-se no sentido da BR-469, no circuito turístico que leva às Cataratas do Iguaçu, a hotéis e a atrativos que ficam na direção do Parque Nacional do Iguaçu (PNI). O bairro está posicionado perto do centro de Foz do Iguaçu e na rota de acesso para as regiões Leste e Sul da cidade.
“A ideia é unir gastronomia, entretenimento, cultura e arte”, afirmou o empresário Ralf Smaha. Opções em todos esses segmentos já existem no bairro, que também tem registrado o fortalecimento e o surgimento de novos estabelecimentos comerciais.
“O bairro tem se destacado de forma orgânica e natural. Queremos agora impulsionar o crescimento”, completou Smaha. Para os integrantes do Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda, o desafio é preservar a identidade local sem fechar as portas para o aproveitamento de todo o potencial econômico.
O grupo conta com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), por meio do Programa Empreender. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras instituições também oferecem auxílio à proposta.
Reunião quinzenal
O núcleo está realizando o planejamento estratégico, em reuniões quinzenais, às quartas-feiras, às 15 horas, na sede da ACIFI. Os encontros são abertos a convidados. Para mais informações, ligue (45) 99954-0274 e fale com Ralf Smaha.
(Com informações da assessoria)
Comentários estão fechados.