Durou cerca de cinco segundos, e pouca gente percebeu. Às 20h56 da noite dessa terça-feira (26), contudo, um clarão pôde ser visto no céu de Foz do Iguaçu e região fronteiriça, provocado por um meteoro que se desintegrou ao entrar na atmosfera da Terra.
Leia também:
Veja a previsão do tempo para os últimos dias de novembro em Foz do Iguaçu
As imagens foram captadas por câmeras como a do site climaaovivo.com.br, localizada no hotel Bourbon da Avenida das Cataratas (clique aqui para ver o vídeo).
Além de Foz do Iguaçu, o fenômeno foi observado em outras cidades do Paraná, Paraguai e Argentina. O próprio site climaaovivo.com.br, por exemplo, registrou a passagem do corpo celeste nas câmeras de Maringá e Medianeira.
O clarão é provocado pela explosão do meteoro, que costuma queimar completamente no atrito com a atmosfera, sem chegar a atingir o solo.
Em fevereiro de 2023, um registro similar foi feito pela câmera ao vivo do canal SSC Foz do Iguaçu no YouTube (clique aqui para recordar como foi). Na ocasião, o brilho da explosão foi visto, inclusive, por passageiros de uma aeronave que sobrevoava a cidade.