A Viação Santa Clara (Visac) obteve da prefeitura o selo Não é Não de empresa segura para as mulheres, adesivando toda a frota com o material de identificação. A operadora é responsável pelo transporte coletivo em Foz do Iguaçu.
LEIA TAMBÉM: Linha de crédito permite compra de táxi novo com juro subsidiado
Ao “transportar” o selo nos veículos, a empresa visa a informar e envolver a população para evitar e coibir possíveis casos de violência e assédio contra as mulheres. A intenção é rodar com mais segurança para moradores e turistas que utilizam ônibus.
Três colaboradores da Visac participaram da capacitação realizada pelo município para a aplicação do protocolo Não é Não, com base nas medidas previstas na legislação nacional e municipal. Integraram a formação Bruna Dall Agnol Pereira, Francielli Deluca Ferraz e Wesley Pedroso.
“O próximo passo é preparar os outros 295 colaboradores a estar atentos aos sinais e como proceder em casos de possíveis abusos ou assédios”, aponta a empresa de ônibus. A primeira capacitação será feita no dia 14 de agosto, completa.
Empresa segura: Não é Não
O protocolo Não é Não prevê proteção e respeito às mulheres, com medidas que os estabelecimentos devem adotar para prevenir ou atender a eventuais vítimas. A norma foi criada pela Lei Federal 14.786/23, com legislação similar instituída em Foz do Iguaçu.
“Mais do que estabelecer normas e procedimentos específicos para lidar com situações de violência e assédio, o protocolo define mecanismos de proteção, acolhimento e prestação de atendimento imediato e eficaz às mulheres”, reforça a Visac. E indica mecanismos de monitoramento e fiscalização de implementação.
Comentários estão fechados.