Empresas do Consórcio Sorriso conseguiram o aumento na Justiça.
Em meio a uma grave crise na oferta do serviço de transporte público à população, a passagem de ônibus em Foz do Iguaçu sofrerá reajuste a partir de terça-feira, 25, segundo a assessoria da prefeitura. O preço passará dos atuais R$ 3,95 para R$ 4,10.
Entenda:
Consórcio Sorriso obtém reajuste da passagem de ônibus na Justiça
O Consórcio Sorriso obteve o reajuste por meio de decisão judicial. Ao H2FOZ, prefeitura informou que a nova tarifa entrará em vigor após a publicação de decreto municipal, a ser editado nesta segunda-feira.
As empresas alegaram ao desembargador Carlos Mansur Arida, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que o reajuste anual previsto para setembro do ano passado não ocorreu. “Nota-se que o pleito se resume ao mero cumprimento de obrigação contratual”, despachou o magistrado.
Prefeitura e Consórcio Sorriso travam uma disputa em que até o momento o único a perder é o usuário do transporte coletivo. O município afirma que as empresas não cumprem o contrato, retiraram de circulação metade da frota de 130 veículos e não seguem as normativas de prevenção à covid-19.
As concessionárias dizem que ocorreu redução do número de passageiros devido à pandemia. Como efeito, teriam perdido receitas, o que justificaria o pleito por participação do poder público com suporte financeiro.
Motoristas e cobradores estão no 40º dia de greve, pois não é pago o auxílio-alimentação e não houve acordo quanto à reposição salarial do ano passado. A categoria estima perdas na remuneração de 24%. Em junho, vencerá o prazo da nova data-base, com mais um ciclo de perdas provocadas pela inflação.
Nos ônibus, a população é submetida a lotações e à exposição ao risco de infecção pelo novo coronavírus. A redução do número de ônibus, determinada pelo Consórcio Sorriso e devido à paralisação dos rodoviários, eleva o tempo de espera pelo transporte público nos pontos de parada e no terminal, aumentando o tempo de descolamento de trabalhadores.
Comentários estão fechados.