Integralmente sediada em Foz do Iguaçu, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) comemora, nesta quinta-feira (12), os 13 anos da assinatura da Lei n.º 12.189, que autorizou, em 12 de janeiro de 2010, a criação da instituição que recebe alunos brasileiros e estrangeiros, oferecendo cursos gratuitos de nível superior.
Leia também:
Com salários de até R$ 4.180, Unila abre concurso público com 41 vagas
Para celebrar a data, estão previstas atividades como a inauguração do Bloco de Aulas 01, primeira edificação própria da universidade, localizado na Avenida Tancredo Neves, região do Porto Belo, no mesmo local onde já funciona o Alojamento Estudantil. A capacidade do prédio de aulas é para 1.725 alunos, nos períodos manhã, tarde e noite.
Com o novo edifício e com o remanejamento de setores administrativos para instalações no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), a expectativa da Unila é economizar até R$ 1,5 milhão por ano em aluguéis. Outros dois blocos com salas de aula estão previstos, de maneira a atender, já nos próximos dois anos, 75% da demanda por espaços de ensino.
De acordo com a seção “Unila em Números”, disponível no portal da instituição, a universidade tem 5.898 estudantes matriculados em cursos de graduação e 1.470 em pós-graduação. No total, acadêmicos de 39 nacionalidades já passaram pelos bancos da Unila, o que inclui países da região e de outras partes do globo.
Já quanto aos servidores, são 357 docentes, dos quais 307 com grau de doutor (86%), 39 de mestre e 11 de especialista. Os técnicos-administrativos em educação somam 525. As demandas de estudantes, professores e servidores impulsionaram, de forma decisiva, o desenvolvimento de vários bairros do perímetro urbano de Foz.
Um dos diferenciais da Unila, na comparação com as demais universidades federais, é o ensino bilíngue (português/espanhol), proporcionando o intercâmbio entre acadêmicos e docentes do Brasil e do exterior. A instituição oferta 29 cursos gratuitos de graduação, além de especializações como mestrados e doutorados.
O sistema público de educação superior em Foz do Iguaçu tem ainda um campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), surgido na década de 1990, com a incorporação da antiga Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa), e um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que oferece cursos técnicos e de graduação.
[…] Leia também:Unila, a federal de Foz do Iguaçu, completa 13 anos de criação […]