Trabalhadores do transporte coletivo de Foz anunciam reinício da greve

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sitro-FI) anunciou para o dia 9 de novembro, às 9h, o reinício da greve da categoria. A mobilização tem como principal objetivo pressionar o consórcio do serviço para a reposição de perdas salariais acarretadas desde junho do ano passado.

A decisão ocorreu após uma reunião extraordinária realizada pelo sindicato na quarta-feira (27). Com base em determinação judicial, os trabalhadores deverão manter 60% da frota de ônibus circulando das 5h às 9h e das 17h às 20h, e 40% dos veículos nos demais horários.

A ação é uma continuidade da paralisação promovida entre abril e julho – considerada a mais longa da história da categoria –, que foi suspensa após um acordo mediado pela Justiça do Trabalho. Os profissionais reivindicavam a renovação do acordo coletivo, incluindo o vale-alimentação e reajuste salarial. De acordo com o presidente do Sitro-FI, Dilto Vitorassi, desde então eles vêm recebendo os vencimentos fatiados ao longo do mês.

Poderá ser realizada uma reunião ainda nesta sexta-feira (29), “o que permitirá, se houver proposta, levar para discussão em assembleia da categoria”, explica o presidente, que acredita que o prazo é curto, levando em consideração que na próxima semana haverá o feriado de Finados.

Segundo Vitorassi, o prejuízo acumulado no período para motoristas de duas empresas é superior a R$ 12 mil. Já aos trabalhadores da terceira empresa, os valores somam aproximadamente R$ 5 mil.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.