Temporal provoca estragos em bairros de Foz do Iguaçu – veja o balanço

Defesa Civil informa que um edifício sofreu destelhamento total na Avenida Mário Filho; cerca de 14 mil residências ficaram sem energia.

Foz do Iguaçu foi atingida, no fim da tarde desse sábado (8), pelo segundo temporal em menos de 48 horas. Dessa vez, os danos ficaram concentrados em áreas como o Morumbi, Jardim Europa, Portal da Foz e centro.

Leia também:
Veja como foi o temporal da noite de quinta-feira (6) na Terra das Cataratas

De acordo com o balanço atualizado às 22h20 pela Defesa Civil, a tempestade com ventos derrubou cerca de 30 árvores, obstruindo vias públicas.

Queda de árvores bloqueou ruas na Região Leste e no centro de Foz do Iguaçu.
Queda de árvores bloqueou ruas na Região Leste e no centro de Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Na Avenida Mario Filho, na altura do número 1.800, no Morumbi, um edifício de três andares teve destelhamento total. A Mario Filho, uma das principais da Região Leste de Foz do Iguaçu, ficou interditada até a remoção das telhas caídas.

Na mesma região, dez postes quebraram na Avenida Alemanha, no Jardim Europa. Conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 14 mil imóveis ficaram sem energia em locais como os bairros Morumbi, Portal da Foz e áreas próximas.

Danos à estrutura do CMEI Bárbara Januário, no Morumbi.
Danos à estrutura do CMEI Bárbara Januário, no Morumbi. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Pelo menos duas instituições de ensino sofreram impactos do temporal em Foz do Iguaçu. No CMEI Bárbara Januário, houve danos ao muro e às grades. O muro da Escola Municipal Emílio de Menezes, atingido por uma árvore, também está danificado.

No centro da cidade, uma árvore caiu na Rua Padre Montoya, bloqueando completamente o trânsito. Equipes da concessionária Vital e do Corpo de Bombeiros, bem como da Copel, participaram das ações de limpeza.

Sem vítimas ou desabrigados

Felizmente, não houve vítimas ou desabrigados. A Defesa Civil segue de plantão em Foz do Iguaçu, atendendo as situações de emergência, pelos telefones 153 e 199.

Concessionárias atuaram para a desobstrução das vias bloqueadas pela queda de árvores.
Defesa Civil e concessionárias atuaram para a desobstrução das vias bloqueadas pela queda de árvores. Foto: Divulgação/Defesa Civil

ATUALIZAÇÃO – 13H37: os dados mais recentes da Defesa Civil contabilizam 40 quedas de árvores e danos nos telhados de cinco residências em Foz do Iguaçu. Atualmente, das 14 mil residências sem energia elétrica, 1,6 mil ainda estão sem luz.

Por outro lado, em outras regiões do perímetro urbano, não houve reporte de estragos, chuva forte ou rajadas de vento. O fenômeno, portanto, ficou restrito a uma área específica da cidade, com características típicas das tempestades de verão.

Falta de energia em Foz do Iguaçu

Já quanto à falta de energia elétrica nas áreas mais afetadas em Foz do Iguaçu, a Copel relata que está trabalhando para restabelecer o serviço.

No Jardim Europa, contudo, o trabalho no entorno da Avenida Alemanha deverá demorar mais que em outros setores, devido aos danos nos postes.

Na manhã deste domingo (9), às 9h, Foz do Iguaçu tinha tempo firme, com predomínio de sol e sensação térmica já na faixa dos 30°C.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.