Moradores de Foz do Iguaçu e fronteira puderam conferir, na noite dessa segunda-feira (3), a primeira Superlua do ano na região trinacional. O fenômeno, formado pela coincidência entre o perigeu (posição orbital mais próxima à Terra) e a Lua cheia, teve início às 18h13 e atraiu os olhares dos apaixonados pelo céu e dos apreciadores casuais.
Leia também:
Obras na Unila e casas populares: veja a agenda de Lula em Foz do Iguaçu nesta terça (4)
Colaborador do H2FOZ, o fotógrafo Marcos Labanca foi até a zona rural de Foz do Iguaçu, nas proximidades do bairro Cognópolis, para registrar o brilho extra do corpo celeste. Uma das imagens, feita logo após o satélite despontar no horizonte leste, mostra a Lua com a cor amarelada, emoldurada entre as árvores e o prédio do hotel Interludium.
Conforme o satélite ganhava altura, a sensação de tamanho gigante diminuía, mas não o espetáculo. Mesmo na área urbana, onde a poluição luminosa costuma ser grande, era possível notar as sombras adicionais nas árvores e casas, geradas pelo clarão.
Para quem perdeu a oportunidade, as próximas Superluas na fronteira poderão ser vistas nas noites de 1.º de agosto, 31 de agosto e 29 de setembro, com intensidades similares.
As árvores são grandes de mais
As árvores são muito pequenas
Os animais são muitos bonitos