Com 2,5 mil participantes, conexões, negócios e impactos, o 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica reforça o Oeste como exemplo em inovação para o Brasil. O evento acontece no Grand Carimã Resort & Convention Center, reunindo apaixonados por inovação nas mais diversas áreas.
A abertura contou com a presença de autoridades, empresários, professores, estudantes, pesquisadores e gestores. São conhecimentos e trocas em seis verticais: agro, turismo, logística, educação, ESG (Ambiental, Social e Governança) e transição energética. Veja a programação completa no link abaixo.
Lideranças políticas, empresariais e institucionais enfatizaram a força do evento. O Governo do Paraná foi representado por três secretários de estado: Aldo Nelson Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); Guto Silva, secretário do Planejamento; e Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), bem como por Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária.
O secretário Guto Silva realçou o cenário econômico registrado no estado, com PIB de 5,8%, baixa taxa de desemprego e grande investimento em inovação. “Temos 1.758 startups no estado – quase 10% do total das existentes no Brasil”, frisou. “Inovação é relação humana, é fazer conexões entre pessoas e regiões, como está ocorrendo aqui”, completou.
Representando o governador do Paraná, Ratinho Junior, o secretário Alex Canziani afirmou que o Oeste é exemplo para o Paraná e Brasil pelos talentos e sinergia entre empresas, cooperativas, academia e “startupeiros”. “Todos trabalhando pelo desenvolvimento e o fortalecimento da economia da região e do nosso estado”, resumiu. “O Paraná é o estado mais inovador do Brasil, contem com o Governo do Estado para impulsionar as oportunidades e potencialidades”, finalizou.
Autoridades
Também fizeram uso da palavra Elias José Zydek, presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD); Jadson Siqueira, coordenador do Iguassu Valley; Cesar Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR; Edson Vasconcelos, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Irineu Colombo, diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu; Salete Hors, secretária municipal da Fazenda; e César Torres, governador do departamento de Alto Paraná (Paraguai).
Comenda Pedro Basso
Na abertura do evento, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) entregou a primeira Comenda Pedro Basso ao servidor público Luiz Bernardi, ex-superintendente da Receita Federal do Brasil na 9.ª Região Fiscal, pelos relevantes trabalhos prestados à cidade. A homenagem, conduzida por Danilo Vendruscolo (presidente da associação) e Arnaldo Bortoli (ex-presidente), leva o nome do primeiro presidente da entidade.
A honraria é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado serviços relevantes à entidade, à economia, à classe comercial e empresarial e à sociedade de Foz do Iguaçu e do Paraná. “Luiz Bernardi teve papel preponderante para a região trinacional, por meio da Receita Federal e seus delegados, no combate ao contrabando, descaminho e informalidade, colocando assim a cidade rumo ao desenvolvimento”, enalteceu Vendruscolo.
Summit em Foz do Iguaçu
O Summit Iguassu Valley Latinoamerica e o FILMS são realizados pelo Iguassu Valley, ACIFI e POD (Programa Oeste em Desenvolvimento).
O evento tem patrocínio da Fundação Araucária/Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Fundo Iguaçu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e apoio do Sebrae/PR e Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná.
2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica
Data: 13 e 14 de junho de 2024
Local: Grand Carimã Resort & Convention Center
https://summit.iguassuvalley.com.br
(Com informações da ACIFI)
Comentários estão fechados.