Agenda chama a atenção dos iguaçuenses para o Dia Mundial Sem Carro e da Carona Solidária, nesta quinta-feira, 22.
Transporte coletivo de qualidade dialoga com segurança no trânsito, qualidade de vida e compromisso ambiental. A estatística de sinistros em Foz do Iguaçu mostra que, nos últimos anos, não ocorreram óbitos entre usuários de ônibus em seus deslocamentos para trabalho, estudo ou realização de serviços.
O destaque foi feito pelo inspetor da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Eversson Cadaval, no programa Marco Zero, ao apresentar a Semana Nacional do Trânsito, que prevê ações no município até o próximo domingo, 25. O servidor coordena a Comissão de Dados do Programa Vida no Trânsito (PVT) e ocupa a função de gerente do Observatório de Segurança do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
Assista à entrevista completa.
LEIA TAMBÉM: Seis meses do ‘novo transporte’ coletivo: tempo começa a correr para a futura licitação
No transporte público, reforçou, as pessoas têm o menor risco de sofrer um acidente ou lesão grave no trânsito. “Nas estatísticas que levantamos, nos últimos anos não tivemos nenhum óbito de usuário do transporte coletivo”, frisou Cadaval, apontando os benefícios desse sistema.
“Além de ser ambientalmente mais adequado e sustentável, porque um ônibus consegue tirar dezenas de carros e motocicletas das ruas, também é extremamente mais seguro”, disse. “E se deslocar com segurança é qualidade de vida”, avaliou. O agente público explicou que as informações do PVT em Foz do Iguaçu são a partir de metodologia científica para analisar fatores e condutas de risco e proteção.
Sem carro
Durante a semana, relatou Eversson Cadaval, serão realizadas blitze educativas e de fiscalização, ação para pedestres e ciclistas na única passarela de Foz do Iguaçu, no Portal da Foz, e comemorados os 25 anos do Código de Trânsito Brasileiro e o Dia Nacional do Agente de Trânsito, na sexta-feira, 23, no Sest/Senat. O encerramento ocorrerá na manhã de domingo, na Feirinha da JK.
A agenda também chama a atenção para o Dia Mundial Sem Carro e da Carona Solidária, nesta quinta-feira, 22. “Gostaríamos de colocar isso para que os empresários adotem a iniciativa para incentivar a carona entre os seus funcionários, ir de bike ou usar o transporte coletivo”, convidou. “São dois efeitos: no dia, menos automóveis transitando e despertamento do cidadão”, apontou.
Juntos por vidas
Neste ano, o slogan da Semana Nacional de Trânsito é “Juntos Salvamos Vida”, para salientar que a paz e a segurança no trânsito são efeito de uma ação coletiva, causa que exige o comprometimento de todos. Para Eversson Cadaval, um trânsito melhor depende de educação – foco nas pessoas –, fiscalização e infraestrutura.
O servidor público disse que, no início dos anos 2010, eram registradas mais de 90 mortes por ano no trânsito de Foz do Iguaçu, ante 28 no ano passado. Mesmo com essa redução, “nosso desafio é zerar número de óbitos. Nenhuma morte no trânsito é aceitável”, ponderou. Segundo ele, o modal da motocicleta é o de maior risco, e o trânsito mata mais pessoas jovens, de 18 a 29 anos. Destacou, ainda, o risco que é a distração devido ao uso de celular ao volante.
Acesse a programação da Semana Nacional do Trânsito em Foz do Iguaçu.
Comentários estão fechados.