Sem bilhetagem, ônibus circulam de graça em Foz nesta segunda

No TTU, passageiros relatam problemas no serviço, neste primeiro dia útil de funcionamento da nova empresa.

No TTU, passageiros relatam problemas no serviço, neste primeiro dia útil de funcionamento da nova empresa.

Matéria atualizada às 18h50 com informações de passageira.

Quem utiliza o transporte coletivo em Foz do Iguaçu não paga passagem nesta segunda-feira, 14, primeiro dia útil de operação da Viação Santa Clara, contratada pela prefeitura de forma emergencial para substituir o Consórcio Sorriso. A gratuidade é porque não está efetivado o sistema de bilhetagem eletrônica, para pagamento da tarifa com cartão.

Assista à live do H2FOZ no TTU nesta segunda.

Leia também: EDITORIAL – Transporte coletivo de Foz necessita de uma transformação

A determinação para o funcionamento gratuito do sistema é do Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans). “O objetivo é evitar transtornos à população no primeiro dia útil de operação da nova empresa que opera o sistema de transporte coletivo urbano”, reportou a Agência Municipal de Notícias.

Segundo a assessoria da Santa Clara, a empresa trabalha para implantar nesta semana a bilhetagem. Já a prefeitura afirmou que a ferramenta ainda “depende da entrega de parte do sistema antigo por parte do Consórcio Sorriso, não realizada até este domingo (13)”, noticiou a AMN.

Passageiros reclamaram da espera dos ônibus que vão do TTU para a ponte e bairros da Região Norte – Foto: Marcos Labanca

No Terminal de Transporte Urbano (TTU), a reportagem recolheu as primeiras impressões dos usuários. De modo geral, há expectativa para que o serviço melhore com a nova empresa, mas prudência nas avaliações. Os passageiros relataram ao H2FOZ velhos problemas, como número insuficiente de ônibus e demora nos itinerários, o que resulta em veículos lotados.

A prefeitura mantém o serviço 156 para reclamações e sugestões.

Mesmo com a nova empresa operando, os horários e linhas não foram alterados. A direção do Foztrans vem afirmando que o momento é de adaptações nessa transição do Consórcio Sorriso para a Santa Clara e que deverá fazer alterações das rotas. Pelo contrato firmado, 66 ônibus devem circular diariamente.

Antigos problemas

O jardineiro Valdir da Rocha disse que não passou a linha Profilurb II das 7h. Ele embarcou no Jardim das Flores, às 7h20, e reclamou da demora no TTU para pegar a próxima lotação para a Vila Portes, seu local de trabalho. “Tem que ter ônibus direto dos bairros para a ponte”, reivindicou.

Na região de Três Lagoas, a assistente-administrativa Rosângela Pereira, que utiliza a Linha nº 230, relatou que seu ônibus não passou no horário. “Após cerca de 30 minutos de espera, a alternativa foi esperar outro ônibus que faz a linha Três Lagoas-centro/terminal”, relatou.

O ônibus dessa linha, a de nº 225, passou no horário previsto, porém não parou no ponto porque estava lotado. “Tive de esperar mais de uma hora e embarcar em outro ônibus para o centro, e pegar outra lotação para ir trabalhar”, elencou.

Agora à tarde, Rosângela Pereira informou que as linhas 230 e 205 não passaram no horário. “Tive de caminhar até Avenida Silvio Américo Sasdelli para tomar a Linha 320 Interbairros, que desde as 17h30 não passou também”, disse a passageira.

Empresa informou que 66 ônibus estão em circulação nesta segunda – Foto: Marcos Labanca

Ar-condicionado e Wi-Fi

Inicialmente com previsão para ter a totalidade dos veículos com ar-condicionado, a empresa afirma que 24 lotações dispõem do equipamento, e os 66 têm Wi-Fi. Neste início de operações, os ônibus não são padronizados e apresentam diversas cores diferentes, sendo identificados com uma pequena marca da empresa.

Cartão Único

Outro problema enfrentado por empresas e passageiros é quanto aos créditos já adquiridos e armazenados no Cartão Único. A prefeitura garante que as antigas empresas devem fazer a devolução e recomenda o Procon como órgão para reclamações. Já o Consórcio Sorriso expôs em nota, recentemente, que não há restrição no contrato para que vale-transporte no cartão permaneça em uso.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.