A Sanepar, companhia estadual de saneamento, informou o início do serviço de implantação de 48 quilômetros de rede coletora de esgoto em Foz do Iguaçu. O investimento previsto é de R$ 10,3 milhões.
LEIA TAMBÉM: Caderno apresenta retrato do saneamento básico em Foz do Iguaçu
Conforme a empresa, a infraestrutura urbana irá beneficiar moradores de cinco bairros, sendo:
- Cidade Nova;
- Vila Andradina;
- Parque Presidente;
- Jardim Itaipu; e
- Jardim Cedro.
O serviço de implantação de redes e ligações prediais deve durar até o fim deste ano. A Sanepar calcula que 2.741 famílias passarão a ser atendidas com coleta e tratamento de esgoto.
Com efeito, será elevado “o índice de acesso ao saneamento para 83% da população iguaçuense”, projeta a companhia. Até 2017, esse percentual deverá atingir 90% dos moradores, diz o gerente de Projetos e Obras, Aurio Bonilha.
“O esgoto será transportado à tratamento Jupira. “Quando o assentamento das redes de esgoto for concluído, a Sanepar vai informar os moradores sobre a autorização da execução das conexões”, expõe a assessoria.
Indicadores apurados em estudo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Observatório Social sugerem carência de informações quanto ao serviço de esgotamento sanitário. A conclusão está reunida em um caderno sobre serviços públicos.
“E a fiscalização submetida à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) é uma incógnita”, informam os organizadores. “Não sendo possível afirmar se ocorre ou não [o monitoramento]”, frisam.
Comentários estão fechados.