Projeto que libera concurso da Guarda Municipal é aprovado na Câmara

Prefeitura prometeu abrir 100 vagas neste ano; corporação tem pouco mais de 200 agentes.

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira, 2, projeto que ajusta a legislação permitindo a realização de concurso público para a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. A proposta do Executivo tramitou sob urgência.

LEIA TAMBÉM: Afinal, terá concurso público para a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu?

Uma das alterações é a inclusão de avaliação de aptidão física e curso de investigação social como requisito para o ingresso no cargo. Hoje, a corporação conta com 219 guardas municipais.

O prefeito prometeu realizar concurso público neste ano, para a seleção de cem guardas municipais e formação de cadastro de reserva com outras cem. A renovação do quadro é uma exigência da instituição, devido a adoecimentos e aposentadorias.

Em agosto, o presidente da Câmara, João Morales (União Brasil), cobrou de Chico Brasileiro o projeto que viabiliza o concurso público. Antes, em março, foi o vereador Marcio Rosa (PSD) quem reivindicou. Ainda em 2021, o vereador Dr. Freitas (PSD) pleiteou a seleção à Guarda.

“É mais uma etapa para a realização do concurso público”, disse o vereador Rogério Quadros (PTB). “Há 20 anos, a Guarda Municipal não tem um concurso, e são necessárias várias adequações no regime e no estatuto.”

Concurso da Guarda Municipal

Conforme o Legislativo, a média de idade dos guardas municipais é de 51 anos. No ano de 2021, a corporação realizou mais de cem mil procedimentos, sendo elemento essencial para o sistema de segurança pública.

Apesar de prestar serviço relevante, a Guarda Municipal tem de enfrentar cenário em que equipamentos e outras demandas são insuficientes. Um integrante da gestão municipal chegou a pedir a extinção da corporação.

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) prometeu o concurso público após ataques violentos contra escolas, que ocorreram em algumas cidades do país. Ainda não há data confirmada para o certame.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Udilson Diz

    Não vi o nome da cidade na matéria!

Comentários estão fechados.