Desenvolvido por Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita), com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação, o projeto Moradias foi um dos vencedores do Prêmio 21 de Agosto.
Leia também:
Itaipu Parquetec ganha prêmio nacional na área de 5G
No final de novembro, a iniciativa foi premiada na categoria Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, durante o Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos de Habitação, promovido pelo Instituto Habita Brasil.
O Prêmio 21 de Agosto, concedido pela entidade, é considerado o principal na área de projetos habitacionais em todo o país.
Como funciona o projeto Moradias?
Lançado no final de 2023, o projeto Moradias prevê a construção de 254 habitações para os atuais moradores da Vila Brás, na Região Norte de Foz do Iguaçu.
De acordo com o Itaipu Parquetec, as casas seguirão dois modelos (um deles com acessibilidade) e serão construídas com um sistema industrializado em madeira, reduzindo as emissões de carbono ao longo de toda a obra.
A residências do projeto Moradias serão erguidas em três locais, situados em um raio máximo de 1,5 quilômetro da Vila Brás. Dois dos terrenos foram doados pela prefeitura (para 52 e 60 moradias), enquanto o terceiro (para 142 casas) foi entregue pelo governo federal.
Impacto positivo para a população
“Mais do que construir casas, estamos construindo possibilidades de uma vida renovada para as famílias da Vila Brás”, resume o diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, citado pela assessoria.
“Essa premiação simboliza o impacto transformador que tecnologia e sustentabilidade podem ter no combate às desigualdades, ao mesmo tempo que fortalece o compromisso do Itaipu Parquetec com um futuro mais justo e sustentável”, avalia.
Já o diretor-administrativo de Itaipu, Iggor Gomes Rocha, diz que o objetivo é que o projeto Moradias “inspire e seja replicado, diante das vantagens que ele apresenta. O prêmio então pode ser um acelerador dessa intenção de apresentar o projeto ao país.”
(Com informações do Itaipu Parquetec)