A prefeitura está verificando a situação vacinal dos estudantes da rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu. A ação abrange as 50 escolas e os 45 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).
LEIA TAMBÉM: Quantia de recursos cobra gestão eficaz da saúde em Foz
O objetivo é averiguar o número de crianças com a vacinação em dia e realizar os encaminhamentos para ampliar a imunização. O trabalho é feito pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde.
Segundo a administração, as famílias já foram informadas pelas unidades de ensino, devendo enviar a caderneta de vacinação dos filhos para verificação. A iniciativa seguirá até sexta-feira, 15.
“Estando com todas as vacinas em dia, será fornecida a declaração de vacina da criança”, informa a Agência Municipal de Notícias (AMN). Esse documento é necessário para matrículas e rematrículas na rede.
Em caso de ausência de doses, os pais serão comunicados. Eles serão “responsabilizados a levar os filhos até a unidade de saúde mais próxima para atualização da caderneta”, cita a AMN.
Baixa cobertura
Pelo levantamento da prefeitura, a vacina BCG é única com o nível de cobertura exigido pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Esse medicamento protege contra formas graves de tuberculose.
As vacinas pentavalente, rotavírus, poliomielite, meningo C, pneumo e febre amarela não atingem a meta nos últimos anos. O imunizante contra a gripe atingiu só 33% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, exemplifica a prefeitura.
Comentários estão fechados.