Prefeitura cancela Fartal e diz que doará parte do recurso ao Rio Grande do Sul

Administração programava fazer o evento no distante Centro de Convenções; feira marcaria o aniversário de 110 anos de Foz do Iguaçu.

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) foi às redes sociais, nesta quinta-feira, 9, comunicar o cancelamento da 45.ª Feira de Artesanatos e Alimentos (Fartal). Segundo ele, parte do recurso que se destinaria à organização do evento será doada para o Rio Grande do Sul.

A Agência Municipal de Notícias (AMN) informou que o repasse previsto é de R$ 1 milhão, sem mencionar quanto seria aplicado na Fartal. A transferência dependerá de autorização da Câmara de Vereadores, que deverá deliberar sobre projeto de lei para essa finalidade.

Conforme a prefeitura, o dinheiro para o estado vizinho é o que “inicialmente seria usado na contratação dos shows”. Os recursos para realizar a Fartal incluem cachê para artistas, estrutura de palco e instalações, segurança, sonorização, divulgação, entre outros.

“Entendemos que já existe uma ajuda emergencial, feita por meio de alimentos, roupas, cobertores e itens de limpeza, e é importante que essa ação continue”, disse o prefeito. “Porém, é necessário destinar recursos para a ajuda na reconstrução dessas cidades atingidas”, opinou Chico Brasileiro.

A Fartal é o evento comunitário que celebra o aniversário de Foz do Iguaçu, que fará 110 anos em junho. Depois de suspensa na pandemia por três anos, de 2020 a 2022, a feira teve uma edição menor bastante criticada em 2023, no Gramadão da Vila A, e neste ano foi anunciada em novo local, o Centro de Convenções.

A possibilidade de a feira ocorrer no Centro de Convenções também vinha sendo questionada. Primeiro, pela distância e dificuldade de acesso da população dos bairros de Foz do Iguaçu. Depois, porque a via que leva ao espaço, a Rodovia das Cataratas, está em obras, com desvios e equipamentos à margem.

Sem “prejuízo para os cofres públicos”

Conforme a gestão municipal, a decisão de cancelar a Fartal 2024 foi tomada “após análise e confirmação de que o cancelamento do evento não implicaria prejuízos para os cofres públicos”, citou a AMN. Conforme o órgão, o cancelamento do evento foi decido entre prefeitura, Fundação Cultural e Centro de Convenções.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Wilson Veiga Júnior Diz

    O que acham de voltar a Fazer a Fartal na Terceira pista da JK, pois é o único lugar que está festa foi Sucesso, não sei porque os Organizadores colocam tanto empecilhos para realização do mesmo….

  2. Gilmar Diz

    Fartal no centro, seria a solução . Velha FARTAL RAIZ ! Sucesso garantido .

Comentários estão fechados.