Com grande presença de público, a Matriz São João Batista, igreja mais antiga de Foz do Iguaçu, celebrou, nessa segunda-feira (24), seus cem anos de fundação. A programação incluiu carreata, missa solene e descerramento de uma placa comemorativa.
Leia também:
Foz do Iguaçu, 1924: passeie pela cidade de um século atrás
Além dos fiéis e dos representantes da Igreja Católica no município, a cerimônia teve a participação de autoridades como o prefeito Chico Brasileiro, que acompanhou o bispo Dom Sergio de Deus para a revelação da placa, que traz a seguinte inscrição:
A Paróquia São João Batista comemora seu centenário marcado pela união entre os povos da tríplice fronteira. Bispos, padres, religiosos e leigos espalhando a fé, esperança, amor e caridade entre todos, testemunham nosso Deus Pai, criador de todas as coisas, seu filho Jesus Cristo, que nos protege, o Espírito Santo, que nos Santifica, a Virgem Maria, que nos abençoa e São João Batista, padroeiro de nossa cidade, que intercede por nós.
A placa será posicionada logo na entrada do templo, cuja edificação original foi destruída por um incêndio, em 1925, e reconstruída pela comunidade, nas décadas seguintes, até ganhar as feições atuais.
A Paróquia São João Batista tem planos de criar uma exposição histórica permanente, como forma de consolidar a igreja e edificações anexas no circuito turístico e cultural da área central de Foz do Iguaçu.
Comentários estão fechados.