Pistas na frente do 34.º Batalhão são liberadas para o trânsito

Motoristas têm acesso a todas as vias que estavam bloqueadas havia mais de uma semana.

O perímetro entre as avenidas Brasil, JK e República Argentina, na frente do 34.º Batalhão do Exército, foi desbloqueado para o trânsito de veículos. As vias foram liberadas por volta das 10h desta sexta-feira, 11.

Apenas a quadra entre a Avenida Brasil e a JK tem meia pista obstruída, local em que funcionou um espaço para alimentação. Manifestantes ocupam, agora, calçadas e canteiros.

O Ministério Público Federal expediu norma ao 14.º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento da procuradoria cita especificamente a desobstrução do trecho que foi usado para o acampamento na região central.

Determinação do STF prevê a desobstrução de vias em todo o território nacional. Estabelece, ainda, que “Polícias Militares dos Estados possuem plenas atribuições constitucionais e legais” para atuar nesses casos.

As vias e áreas públicas contíguas estavam obstruídas desde a última quarta-feira, 2. O bloqueio é comandado por um grupo denominado SOS Forças Armadas, em ação contra o resultado eleitoral de 30 de outubro.

Ao desobstruir as pistas, na manhã desta sexta-feira, um dos líderes falou ao microfone. “Vamos desobstruir a via, mas o manifesto continua pacífico e ordeiro. Tenha a certeza que ele terá um resultado maior do que estamos esperando”, disse.

A pauta é considerada inconstitucional e antidemocrática. Isso porque a Constituição não prevê que as Forças Armadas assumam o poder civil político.

O resultado das eleições, que teve a fiscalização de diversas instituições, inclusive do Ministério da Defesa, foi proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O governo federal nomeou oficialmente uma equipe para realizar a transição das gestões.

LEIA TAMBÉM: Avenida Brasil tem acesso reaberto na frente do 34.º Batalhão

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.