Pesquisa encontra variação de 80% nos itens da ceia de Natal em Foz do Iguaçu

Levantamento também indica preços bem maiores que os do Natal passado em produtos como o pernil suíno.

O Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Cepecon), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), divulgou, nessa quinta-feira (22), os resultados do levantamento anual feito pela instituição, comparando os preços dos produtos típicos da ceia de Natal e festas de fim de ano nos mercados de Foz do Iguaçu.

O estudo traz duas análises básicas: o aumento em relação ao Natal anterior e a variação do preço do mesmo produto entre um estabelecimento e outro da cidade, reforçando a necessidade de pesquisar previamente os valores, em idas presenciais aos mercados ou com o aplicativo Menor Preço, do programa Nota Paraná.

Na comparação entre um ano e outro, o quilo do pernil suíno está, em média, 107,4% mais caro, seguido pelo biscoito champanhe (85,1%) e pelas nozes (58,9%). Já em relação à variação entre os locais de compra, a oscilação de itens como uvas-passas (escuras e brancas), espumantes e biscoito champanhe flutuou entre 74% e 80%.

Por outro lado, a pesquisa mostra que outras proteínas de fonte animal tiveram aumento menor entre um ano e outro, como é o caso do frango, com inflação de 18,2%, e do peru, que ficou 13,1% mais caro. A ave tipo Chester ou Fiesta teve queda de 11,9%. A cerveja, por sua vez, ficou 12% mais cara em relação ao Natal de 2021.

Cesta básica

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Foz), dos itens da cesta básica, apresentou, em dezembro, alta de 1,63% sobre o mês anterior. Entre os itens com maior variação positiva, destacam-se as aves e ovos, com elevação de 7,2%, e produtos de higiene pessoal, com aumento de 6,24%.

As carnes, bastante consumidas nas festas de fim de ano, tiveram redução média de 3,3% nos preços em dezembro, com destaque para a alcatra, com recuo de 19,8%, paleta bovina (-18,9%) e peito bovino (-17,2%). A costela, um dos cortes mais procurados pelos churrasqueiros, ficou 17% mais cara.

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