Publicado no site do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o boletim mensal de julho, elaborado pelo Consórcio Ponte Brasil Paraguai, indica 24,7% de andamento nas obras da rodovia Perimetral Leste, que fará a ligação entre a Ponte da Integração, a Ponte Tancredo Neves, a BR-469 e a BR-277, em Foz do Iguaçu.
Leia também:
DER-PR diz que Ponte da Integração está concluída
Na comparação com junho, quando o relatório indicava 22,66% de execução, o avanço foi de 2%. Já em relação ao montante desembolsado, o valor passou de R$ 23,6 milhões para R$ 25,7 milhões, diferença de R$ 2,1 milhões.
“Em julho, os serviços de pavimentação da linha geral ficaram concentrados entre o trecho da estaca 33 (após a galeria da General Meira) e a estaca 136 (próximo à Avenida Mercosul), com lançamento de duas camadas de pavimentação e mais uma camada de capa asfáltica final, com adição de borracha ao ligante”, descreve o documento.
Conforme o boletim, “também foi finalizada a pavimentação de encaixe da Ponte da Integração com a Aduana BR–PY e linha geral (estaca 33)”.
“Os serviços de drenagem continuam nas proximidades do novo viaduto da BR-469, com a construção do canal de pedra argamassada, que contribuirá para a liberação de novos serviços de terraplenagem, alcançando aproximadamente 74% de execução”, informa.
“No viaduto da BR-277, foram finalizados todos os serviços referentes à infra e meso estruturas, faltando, a partir desse momento, o remanejamento da rede elétrica para que seja possível a continuidade no lançamento e execuções”, cita o texto do boletim.
Segundo o DER-PR, a prioridade é concluir a pavimentação das pistas entre a Ponte da Integração e a Avenida Mercosul em agosto, com execução da sinalização horizontal e implantação de dispositivos de segurança em setembro. “Com isso, fica já garantida uma ligação entre o novo viaduto da BR-469 e a Ponte da Integração”, diz o órgão.
As obras são financiadas com verbas da diretoria brasileira de Itaipu, por meio de convênio com o governo do Paraná. No Paraguai, onde os lotes do Corredor Metropolitano del Este apresentam diferentes estágios de execução, o financiamento é feito com recursos próprios do país, contratados de bancos internacionais.
Esta obra vai traze muitas melhoria para foz e vai tira os veículos fe carga pesada do transinto centra.