O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) divulgou boletim do andamento de construção da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu. O relatório demonstra a evolução dos serviços nas aduanas, pista e viaduto.
LEIA TAMBÉM: TJ mantém nula medida que rompeu contrato da prefeitura com o Consórcio Sorriso
Segundo o órgão estadual, que administra as obras, chegou-se a 24,64% de execução em março, o que reflete R$ 33,7 milhões investidos. A via é resultado de parceria dos governos estadual e federal com a Itaipu Binacional.
A Perimetral Leste irá conectar a BR-277 ao acesso às pontes internacionais do Brasil com o Paraguai (Presidente Franco) – que está pronta, à espera do término das obras complementares – e a Argentina (Puerto Iguazú). A edificação inclui duas aduanas para fiscalizar a entrada e saída de mercadorias dos países das Três Fronteiras, com serviços avançando nas duas.
“Na aduana Brasil-Paraguai foi atingida a marca de 90% da execução da infraestrutura do edifício central e da cobertura geral”, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN). E na nova aduana Brasil–Argentina está em andamento a terraplenagem.
Esse serviço é feito na área que servirá à administração. E também ocorre “implantação de dispositivos do sistema de drenagem, além de já terem sido executadas ao todo 100 estacas raiz das bases do edifício central, de um total de 600 planejadas”, expõe a AEN.
Perimetral Leste
Conforme o governo estadual, os serviços abrangem:
- terraplenagem entre o viaduto no entroncamento com a BR-469 (Rodovia das Cataratas) e a Avenida República Argentina, para implantar a plataforma da nova pista, e nos aterros de acesso ao futuro viaduto na interseção da Avenida Maria Bubiak com a Avenida Felipe Wandscheer;
- pavimentação da rodovia realizada entre a Rua Carlos Hugo Urnau e a Rua Francisco Fogaça do Nascimento, com execução da camada de sub-base da pista com rachão. E nas proximidades da Avenida Perimetral Leste estão sendo executados cerca de quatro quilômetros de base da pista e imprimação, para aplicação da camada asfáltica.
Acordo na Justiça
A Justiça Federal homologou recentemente acordo entre as partes envolvidas, o que “resultou na inclusão na obra e atualização do valor para R$ 136,8 milhões”, segundo a administração estadual. Essa nova pactuação inclui mudanças no projeto original.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Comentários estão fechados.