Perimetral Leste e Ponte da Integração têm avanço tímido em janeiro

Boletim mensal informa que a rodovia de acesso à ponte segue com 18% de execução do cronograma.

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O Consórcio Ponte Brasil Paraguai, responsável pela construção da Ponte da Integração e da rodovia Perimetral Leste, divulgou, nesta sexta-feira (20), seu boletim mensal referente a janeiro de 2023, compilando os avanços nas obras. Na comparação com o boletim de dezembro de 2022, houve pouca modificação.

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Em relação à Perimetral Leste, que ligará a nova passagem fronteiriça à Ponte Tancredo Neves (Brasil–Argentina), à BR-469 e à BR-277 – retirando o fluxo de caminhões da área central de Foz do Iguaçu –, a execução passou de 18,05% em dezembro para 18,17% em janeiro. O desembolso, que era de R$ 18,7 milhões, subiu para R$ 18,9 milhões.

Platô da futura aduana Brasil-Paraguai, à saída da Ponte da Integração. Imagem: Supervisão de Obras/Consórcio Ponte

Segundo o consórcio, “foi dada continuidade aos serviços de terraplanagem, concentrados na interseção do acesso à Ponte Tancredo Neves. Os serviços de base, com o lançamento da camada de bloqueio, avançaram nos ramos 120, 122 e 125-A do Viaduto da Tancredo Neves”.

Aspecto do futuro viaduto da Perimetral leste com a BR-277. Imagem: Supervisão de Obras/Consórcio Ponte

Já quanto ao viaduto na conexão entre a Perimetral Leste e a BR-277, “foi concretada uma viga longarina das 12 previstas […] e finalizou-se os pilares do Eixo 1 e todas as pré-lajes previstas”. Os serviços de drenagem, na futura aduana com o Paraguai, estão na fase de instalação das caixas e alas de bueiros, além do sistema de drenos.

Panorama da Perimetral Leste no trecho próximo à Ponte da Integração. Imagem: Supervisão de Obras/Consórcio Ponte

Ponte da Integração

No tocante à Ponte da Integração, cuja parte estrutural é tida como concluída, o boletim de janeiro de 2023 indica 97,86% de execução do cronograma, com R$ 231,1 milhões investidos até o momento. O relatório de dezembro de 2022, por sua vez, apontava andamento de 97,05% e investimento de R$ 229 milhões.

Conforme o consórcio, nos últimos 30 dias, foram feitas etapas como a continuidade na instalação dos guarda-corpos internos e externos, acabamentos em toda a extensão do vão central e prosseguimento na instalação dos tubos que compõem o sistema de drenagem da ponte, que inclui uma caixa separadora de líquidos e um reservatório de óleo.

Aspecto atual da Ponte da Integração, com o Brasil à esquerda e o Paraguai à direita. Imagem: Supervisão de Obras/Consórcio Ponte

Outra etapa em andamento é a execução do semipórtico de entrada e saída da ponte na cabeceira paraguaia, além das atividades de soldagem das vias de rolamento das plataformas de inspeção e manutenção no vão central e do fechamento dos tubos antivandalismo nos cabos de sustentação da ponte no lado brasileiro.

A data de inauguração da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, que chegou a ser anunciada para dezembro de 2022, segue indefinida. Já as obras da Perimetral Leste continuarão ao longo de todo o ano de 2023.

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