Passageiros de ônibus reclamam do estado dos pontos em Foz do Iguaçu

Bancos quebrados ou a falta deles, telhados danificados e espaços tomados pela vegetação são o retrato do descaso com os usuários.

Atualização em 17/09, para inclusão de nota do Foztrans.

O transporte público de Foz do Iguaçu recebe diversas críticas dos usuários. Reclamações mais constantes são sobre atrasos, superlotação e falta de ar condicionado. Além disso, muitos pontos de ônibus não têm a manutenção adequada. O H2FOZ recebeu as críticas e partiu para as ruas.

Começando pela Rua da Mata Verde, Região Sul da cidade. O ponto de ônibus está sem bancos para a espera dos passageiros, apenas com uma estrutura metálica e com a telha prestes a cair. O local fica próximo à Rua Francisco Fogaça, que tem bastante movimento de veículos e de pedestres.

Rua da Mata Verde - Foto: Marcos Labanca
Rua da Mata Verde – Foto: Marcos Labanca

Na Região Norte, na Rua Teodoro Risden, os bancos estão quebrados e com a madeira podre. Moradores contaram à equipe que muitas vezes o embarque e o desembarque acontecem do outro lado da rua, onde há apenas árvores. A via é a entrada do bairro Três Bandeiras, bastante frequentada.

Rua Teodoro Risden. Foto: Marcos Labanca
Rua Teodoro Risden. Foto: Marcos Labanca

Perto dali, na Rua Ouro Preto, a reportagem registrou um ponto de ônibus sem assentos e com telhas quebradas.

Ponto da rua Ouro Preto. Foto: Marcos Labanca
Ponto da rua Ouro Preto. Foto: Marcos Labanca

Outras duas situações chamaram atenção, ambas na Vila Itaipu A: na Avenida Araucária e na Parati. A primeira se trata de um ponto perto de árvores. Lá, algumas plantas começaram a crescer em cima da cobertura do ponto de espera do coletivo.

Ponto da avenida Araucária. Foto: Marcos Labanca
Ponto da avenida Araucária. Foto: Marcos Labanca

Na Parati, há somente placas sinalizando embarque e desembarque. Cleusa Alcides, moradora, disse que costuma pegar o transporte ali. “O ônibus sempre atrasa, então a gente fica pelo menos meia hora esperando em pé”, afirmou.

Ponto da avenida Parati. Foto: Marcos Labanca
Ponto da avenida Parati. Foto: Marcos Labanca

Outro lado

O H2FOZ entrou em contato com a assessoria do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), responsável pelo serviço de ônibus no município.

“O Foztrans dispõe de uma equipe para a manutenção básica de equipamentos urbanos. Essa mesma equipe faz a instalação, reparos, pintura, entre outros serviços básicos, nos pontos de ônibus da cidade. Os serviços de manutenção priorizam os pontos que estão em situações mais precárias. Na maioria dos casos, são pontos que foram depredados e/ou tiveram parte de sua estrutura furtada.”

A nota informa que casos de vandalismo são frequentes e dificultam a manutenção e melhoria dos pontos de ônibus. Por fim, reforça a importância da denúncia pelo número 153, da Guarda Municipal.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
4 Comentários
  1. Doni vitor Diz

    Isso porque é uma cidade turística. Então não tem necessidade de 17, 21…… Vereadores. Prefeito, manter uma equipe para esses serviços emergenciais e necessário, nem tudo precisa ser terceirizado. Esperar licitação? Isso da mais propina?

  2. Ale Diz

    Por mais que alguns pontos sejam danificados por causa de uns vândalos imbecis, o poder público tem a obrigação de fazer estruturas decentes para atender ao público, bem como realizar sua devida e rápida manutenção. Mas com os ônibus passando a cada 1h20 em dias de semana e muitas linhas não rodando em feriados e domingos, daqui a pouco ninguém usará mais transporte coletivo (parece ser o objetivo da prefeitura).

  3. Marco auAurélio Diz

    Prefeito e vereadores não usam transporte coletivo. Simples assim, eles não usam o serviço então nunca vão propor melhorias. Igual ao sus, eles usam o particular então nunca vão propor melhorias. Assim segue nossas vidas. E passa eleição e tudo continua do mesmo jeito. Nossa passagem nessa cidade como reles mortal é continuar usando serviços minguados da prefeitura. Não culpando os servidores, mas o executivo e o legislativo que só sugam nossos impostos com gordos salário e benefícios.

  4. Fábio Dozza de Miranda Diz

    A cidade que mais e melhores paradas de ônibus deveria ter. Deveriam ser temáticos, em formato de capivara, quati, itaipu, tucano etc. Mais fotos seriam tiradas na cidade, mais tempo os turistas ficariam, melhoria o trânsito (menos veículos) etc. Não é possivel q exista máfia dos transportes de turismo q não permite q o transporte público melhore.

Comentários estão fechados.