Opiniões integram enquete do H2FOZ e Rádio Clube FM. Viação Santa Clara faz balanço da primeira semana de operação; Foztrans afirma que realiza ajustes constantes.
O Marco Zero, programa do H2FOZ e da Rádio Clube FM, perguntou a avaliação sobre o serviço de ônibus em Foz do Iguaçu, e os passageiros enviaram um grande número de participações, com mais de cem mensagens em texto e áudio. Parte das manifestações e sugestões foi veiculada nesse sábado, 19, na produção jornalística semanal.
A maioria das opiniões é de reclamação da qualidade do transporte, que há uma semana vem sendo realizado pela Viação Santa Clara. A empresa assumiu a prestação de serviço com a caducidade do contrato com o Consórcio Sorriso, decretada pela prefeitura em dezembro do ano passado e efetivada neste mês.
Atrasos dos ônibus, mudanças de horários, número insuficiente de veículos, excesso de passageiro e as condições dos ônibus dominaram as reclamações. Outros usuários do transporte coletivo pediram paciência e afirmaram que o momento é de transição, já que a nova empresa está assumindo um modelo que apresentava problemas havia anos.
O argumento quanto ao estágio de transição é aplicado pela direção do Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans), que pede ao passageiro o registro das informações na ferramenta 156, da prefeitura. A autarquia diz também que está realizando permanente ajuste no funcionamento do serviço, inclusive inserindo mais linhas.
Na semana passada, o Foztrans informou que foram adicionados sete ônibus, retomando os itinerários de cinco linhas que haviam sidos suspensas pelo instituto e reforçando outras duas. A partir desta segunda-feira, 21, foram incrementadas outras quatro rodas, segundo divulgado pela autarquia.
A assessoria da Viação Santa Clara disse nesta segunda-feira, 21, que o balanço é positivo em relação à primeira semana de operação no município (veja abaixo, na íntegra). “Em uma semana, a empresa ofereceu 20% a mais de ônibus exigidos pelo contrato assinado com a prefeitura de Foz do Iguaçu”, relatou.
Opinião do passageiro
Para Edna Rodrigues, o problema do serviço é a qualidade dos veículos. “Para mim é como estar dentro do caminhão desgovernado, um ônibus barulhento, até parece que está carregando gado”, reclamou na enquete do programa Marco Zero.
Já Marcos José Toczek acredita que a fase é transitória e que a mudança era necessária para que surjam melhorias. “Não está muito bom, mas acho que vai se ajustando e vai melhorar. A transição foi feita num espaço muito curto de tempo. Do jeito que estava não dava mais para continuar”, avaliou.
Mais lotações nos itinerários foram reivindicadas por Simone Lisboa, uma das centenas de passageiros que enviaram opiniões para a enquete. “Na verdade, precisa de ter mais ônibus. Aqui, na Gleba Guarani, em três dias seguidos vi pessoas ficando presas na porta por ter superlotação, nos primeiros horários da manhã. Muito triste a realidade”, pontuou.
Para Emerson Almeida, é preciso dar um tempo para a Viação Santa Clara. “Acredito que não se deve cobrar nada da empresa agora, de imediato. Tem que dar um espaço de tempo para a nova empresa conseguir se adequar àquilo que lhe foi contratado. Na minha visão, o ônibus realmente é melhor, tem mais bancos e alguns estão com ar-condicionado”, disse.
Mais participações dos leitores e ouvintes do Marco Zero (H2FOZ e Rádio Clube FM)
Nota da Viação Santa Clara na íntegra:
Santa Clara faz balanço positivo da primeira semana de operação em Foz
A Viação Santa Clara (VISAC), responsável pelo transporte coletivo de Foz do Iguaçu desde o último domingo (13), faz um balanço positivo da primeira semana de operação no município.
Em uma semana, a empresa ofereceu 20% a mais de ônibus exigidos pelo contrato assinado com a prefeitura de Foz do Iguaçu, no último dia 8 de março.
De acordo com o documento, a VISAC poderia operar com uma frota de 60 veículos por um prazo de até 60 dias. Entretanto, já iniciou a operação com 66 ônibus e no quarto dia de atividades ampliou a frota em 10%, oferecendo 72 ônibus para atender os iguaçuenses e turistas que utilizam o transporte público na cidade.
A Viação Santa Clara colocou a disposição dos usuários 26 ônibus com ar-condicionado, seis a mais que os 20 exigidos pelo contrato.
Nova bilhetagem
Em quatro dias também a VISAC implantou a nova bilhetagem em Foz do Iguaçu, inclusive, com a disponibilização de um site para a compra online de créditos: www.visac.com.br.
Dentro do processo da Nova Bilhetagem, para a facilitar a rotina das empresas manteve os mesmos logins e senhas cadastrados, uma vez que os dados são de domínio do Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans).
Assim como a compra de créditos, é possível consultar no site, horários e trajetos dos ônibus e documentos necessários para adquirir um novo cartão.
Também optou por configurar os mesmos cartões já utilizados pelos usuários que podem comprar créditos na sede provisória da Santa Clara na Rua Mem de Sá, 449, Jardim Festugato, ao lado Terminal de Transporte de Foz do Iguaçu.
O horário de funcionamento é de segunda à sábado das 8h às 18h.
Colaboradores
Atendendo às demandas do Sindicato dos Rodoviários absorveu a mão-de-obra que atendia o transporte público de Foz.
E para que todos os colaboradores atuem com os propósitos e valores da Santa Clara, que é servir à população com transparência e qualidade, começou a primeira série de treinamentos. Parte dos motoristas participou do treinamento na sexta-feira (18) e parte no sábado (19) na garagem da Viação Santa Clara.
Comentários estão fechados.