Pais e responsáveis por alunos das escolas municipais reclamam da funcionalidade do cartão do material escolar. Distribuídos pela prefeitura para 27 mil estudantes de escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs), alguns cartões não estão funcionando, e os beneficiários não conseguem usar o saldo.
Mãe de uma aluna, Marlene de Oliveira tentou comprar, nessa segunda-feira (6), o material com o saldo do cartão, mas não conseguiu. Quando foi quitar a compra, o cartão mostrava a informação “inválido”. Consultada pela reportagem, a prefeitura informou que os pais devem acionar um WhatsApp da Secretaria de Educação para tirar dúvidas.
Marlene entrou em contato, no entanto o atendimento eletrônico não resolveu. E ainda ontem ela levou 20 minutos para ser atendida no telefone 0800 disponibilizado.
As aulas iniciaram nesta terça e ontem, ao entrar em contato com a escola, a mãe foi orientada a levar a filha mesmo sem material, o que ela não estava disposta a fazer. “Tentei todos os recursos para resolver, e não deu certo”, contou.
Após muita insistência, ela conseguiu comprar o material na manhã de hoje, após ir à escola e ligar na Secretaria de Educação.
Histórico
Este é o segundo ano em que o município fornece cartão de material escolar. O cartão vem com um chip no nome do aluno e tem exclusivamente a função de débito com saldo que varia entre R$ 80 e R$ 180. Pode ser utilizado em até 180 dias para compra de materiais indicados pelas escolas.
Atualmente 35 estabelecimentos comerciais estão credenciados para fazer a venda. A prefeitura informou que problemas relacionados ao cartão devem ser solucionados via Secretaria da Educação no WhatsApp funcional (45 98424-4789) voltado para atendimento aos pais e responsáveis, pelo qual é possível tirar dúvidas sobre o cartão.
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