A ONU-Habitat, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a área da habitação, apresentou, nessa sexta-feira (26), o resultado das oficinas realizadas, desde o ano passado, com alunos de escolas de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.
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Iniciado em 2022, o projeto Conexões Urbanas trabalhou, desde agosto de 2023, com um grupo de 24 estudantes, de 8 a 13 anos, da Escola Municipal Olavo Bilac (Brasil) e da Escuela Nuestra Señora del Huerto (Paraguai).
No centro do debate, o desenvolvimento de espaços públicos mais inclusivos, com a elaboração de propostas para melhorias de praças localizadas nos arredores das instituições de ensino, entregues às prefeituras.
O Relatório de Avaliação e Desenho de Espaços Públicos na Fronteira Brasil–Paraguai (clique aqui para ter acesso) mostra os resultados alcançados nas discussões com os estudantes, cujas maquetes serviram como base para os projetos arquitetônicos.
O Conexões Urbanas também avaliou 48 espaços públicos em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, entre parques, praças e instalações esportivas, sugerindo melhorias e apontando locais que demandam a implantação de novos espaços.
A metodologia do projeto engloba sete dimensões: governança (leis, planos e projetos); quantidade e distribuição dos espaços; acessibilidade; usos e usuários; instalações físicas; conforto e segurança; e verde.
Financiado pela Conta de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDA), o Conexões Urbanas atuou ainda na fronteira entre Brasil e Argentina, com alunos dos municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul, Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen.
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