Moradores de Foz do Iguaçu que estão indo ao litoral do Paraná poderão dar de cara com uma cena familiar pelas ruas de Matinhos, município de 40 mil habitantes que tem como paisagem mais famosa a Praia de Caiobá.
Leia também:
Ônibus elétricos começam a rodar em Ciudad del Este – veja as fotos
O sistema do transporte coletivo local, que adota tarifa zero desde junho de 2022, está rodando com dez ônibus que integravam a frota do Consórcio Sorriso na Terra das Cataratas.
Diariamente, no horário entre as 6h e as 23h, os veículos percorrem cinco linhas, que podem ser usadas livremente por moradores e turistas, sem necessidade de cartão ou carteirinha. O embarque é feito por qualquer porta, uma vez que não há roleta.
De acordo com a prefeitura local, que viabiliza a tarifa zero por meio de uma parceria público-privada (PPP) e aluga os ônibus da empresa Evolução Serviços e Construções, a gratuidade no transporte gera ganhos para o comércio local, uma vez que mais pessoas circulam pelas diferentes áreas do município.
O intervalo médio entre os ônibus é de uma hora, de segunda a sábado, e de duas horas aos domingos, conforme tabela disponibilizada no Facebook da Prefeitura de Matinhos.
Já a linha mais utilizada pelos turistas é a que liga o terminal rodoviário no centro da cidade ao Balneário Monções, no limite com Pontal do Paraná, passando por boa parte da orla marítima de Matinhos.
Brasil afora, a adoção da tarifa zero será um dos principais temas em debate nas eleições municipais de outubro. No Paraná, 12 cidades adotam o sistema, sendo Paranaguá a mais populosa (145.829 habitantes).
Comentários estão fechados.