Onde saborear chipa paraguaia e empanada argentina em Foz do Iguaçu

Praça gastronômica reúne sabores típicos dos países das Três Fronteiras, provando que culinária é cultura.

Natureza, encontro de dois rios, história, apresentações artísticas, entardecer com o pôr do sol mais bonito da região e boa comida são marcas registradas do Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu. Mas as atrações não param por aí.

LEIA TAMBÉM: Marco das Três Fronteiras entre os atrativos mais visitados no carnaval em Foz do Iguaçu

Na praça, ambiente a céu aberto para uma contemplação integral das belezas do lugar, os pratos propõem uma imersão para visitar e saborear as referências culinárias típicas dos países das Três Fronteiras. Afinal, gastronomia é cultura.

A primeira dica é a chipa paraguaia, alimento típico do país vizinho, mas que transcende fronteiras. O preparado mescla ingredientes guaranis e espanhóis, incluindo farinhas, queijo e ovos.

Chamada de “pão paraguaio”, tem até um dia nacional em sua homenagem. Há quem a compare com o pão de queijo do Brasil. O certo é que a chipa é uma delícia – que o diga o papa Francisco, que a tem como uma das suas comidas favoritas.

Há quem não se entregue ao sabor da empanada da Argentina? É mais uma iguaria servida na Praça Gastronômica do Marco das Três Fronteiras, com um segredinho do lugar no seu preparo. E que também em um dia só para ela no país portenho.

São sabores a escolher, sem deixar de se reverenciar o recheio de queijo, que derrete a cada bocada. Diz-se que os espanhóis trouxeram a empanada para o lado de cá do oceano, que por aqui se difundiu. Desvendar sua história é mais um motivo para apreciá-la na fronteira.

Convite para uma imersão nos sabores e temperos fronteiriços – foto: Marco das Três Fronteiras

O cardápio de sabores da fronteira vai além, incluindo o popular choripán e outras delícias. Já no Restaurante Cabeza de Vaca, também do Marco, há outras opções culinárias da região trinacional e música ao vivo.

Charme

O Marco das Três Fronteiras é um lugar diferenciado, localizado no encontro dos rios Paraná e Iguaçu. Um obelisco central sinaliza a fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, sendo possível ver os monumentos similares nos dois países vizinhos – os três têm as cores nacionais.

Apresentações artísticas após o pôr do sol expressam a cultura dos três países irmãos – foto: Marco das Três Fronteiras

Vivenciar as atrações do Marco inclui fazer uma foto junto à placa que indica as três nações. Durante o dia, o visitante tem a magia do encontro dos rios e a tranquilidade da natureza. No fim da tarde, há o espetáculo do pôr do sol. Ao anoitecer, a arte e a cultura retratam as maravilhas da condição humana.

Ingresso on-line

As entradas são adquiridas preferencialmente on-line, no site oficial: marcodastresfronteiras.com.br. Caso não consiga adquirir o ingresso virtualmente, há a opção presencial, na bilheteria do atrativo, mediante disponibilidade. Moradores de Foz do Iguaçu entram de graça.

O Marco das Três Fronteiras está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 13h30 às 21h. As apresentações culturais acontecem a partir das 18h30. Já o Restaurante Cabeza de Vaca funciona no horário das 15h às 22h.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.