A Receita Federal do Brasil (RFB) homologou a licitação para a instalação do novo porto seco em Foz do Iguaçu, confirmando como vencedora a Multilog Brasil, atual operadora. O prazo de recursos foi encerrado, e o contrato será assinado.
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A vencedora apresentou desconto de 50,2% sobre as tarifas máximas previstas no edital, informou a RFB. Outra empresa a disputar o certame, a Aurora Terminais e Serviços, foi desclassificada por não comprovar a viabilidade econômica do empreendimento.
O atual porto seco opera na BR-277, espaço considerado insuficiente para as operações de cargas. O recinto é o maior da América Latina em movimentação de cargas, tendo feito a liberação de 201 mil caminhões em 2022, mobilizando US$ 6,5 bilhões.
A partir de agora, firmado o contrato, a Multilog terá 18 meses para realizar as obras necessárias e dar início ao funcionamento da nova unidade. A permissão para a prestação do serviço será de 25 anos.
Os locais recebem operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias. “A construção do novo porto seco visa melhorar a movimentação de cargas do Porto Seco de Foz do Iguaçu”, expõe a Receita Federal.
Investimentos
O projeto declarado vencedor contempla investimento inicial estimado em R$ 179,9 milhões, nos primeiros dez anos de concessão, e R$ 30,7 milhões no décimo ano, com mais R$ 19,6 milhões programados para o 15.º ano de contrato.
Pela demanda inicial da Receita Federal, deverão ser construídos:
- armazém com cerca de 3.500m²;
- pátio pré-embarque de mais de 19 mil m²;
- pátio interno para movimentação e estacionamento de veículos com área de aproximadamente 250 mil m².
Em que bairro será construindo o novo Porto Seco?