Ruas do bairro Morumbi homenageiam nomes do esporte – veja quais

Surgido na segunda metade da década de 1970, maior bairro da Região Leste de Foz do Iguaçu tem ruas com referências esportivas.

Avenida Mário Filho, esquina com Mané Garrincha. Rua Canindé, cruzamento com Palestra Itália. Não é coincidência: as ruas do bairro Morumbi, na Região Leste de Foz do Iguaçu, realmente foram batizadas em homenagem a atletas, treinadores, pilotos, narradores e estádios famosos no Brasil na segunda metade da década de 1970.

Leia também:
Você sabe quem são os nomes de ruas do centro de Foz do Iguaçu?

As principais referências são aos estádios (Pacaembu, Canindé, Brinco de Ouro, Mineirão, entre outros). Não por acaso, a principal avenida do bairro é a Mário Filho, nome oficial do Maracanã. Já a Vila Belmiro é citada duas vezes (ruas Urbano Caldeira e Belmiro), bem como o estádio do Coritiba (Couto Pereira e seu antigo nome, Belfort Duarte).

Importante: nem todas as ruas do bairro aparecem na lista abaixo, que cita só as que têm alusões ao esporte. Otávio Portes, João Batista Frigola, Cenobelino Rodrigues Cunha, Ênio Kuster, e Tenente Eduardo Olmedo, por exemplo, não são citadas porque homenageiam figuras locais ou de outras áreas.

Mapa da Região Leste de Foz do Iguaçu, com a Avenida Mário Filho em destaque.

Lista em ordem alfabética, separada por tipo de via (avenida, rua e travessa):

Avenida Jules Rimet – terceiro presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e criador da Copa do Mundo.

Avenida Mário Filho – jornalista, cronista esportivo e escritor que dá nome ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Rua Airton Moreira – grafado originalmente com “y”, Ayrton Moreira foi jogador e treinador de equipes como Cruzeiro e Atlético-MG.

Rua Bangu – homenagem ao Bangu Atlético Clube, time do Rio de Janeiro (RJ) que se destacava no cenário nacional e chegou a ser vice-campeão brasileiro, em 1985.

Rua Barão da Serra Negra – estádio localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, tendo como mandante mais conhecido o XV de Piracicaba.

Rua Belford Duarte – grafado com “t”, Belfort Duarte é um dos pioneiros do futebol no Brasil. O atual estádio Couto Pereira, em Curitiba, já foi chamado de Belfort Duarte.

Rua Belmiro – alusão à Vila Belmiro, nome popular do estádio do Santos Futebol Clube.

Rua Brinco de Ouro – referência ao Brinco de Ouro da Princesa, estádio do Guarani Futebol Clube, em Campinas (SP).

Rua Canindé – homenagem ao estádio pertencente à Associação Portuguesa de Desportos, em São Paulo (SP).

Rua Castelão – alusão ao estádio situado na cidade cearense de Fortaleza (embora também haja um Castelão em São Luís, no Maranhão).

Rua Centenário – há um estádio chamado de Centenário em Caxias do Sul (RS), mas a referência principal é ao de Montevidéu, no Uruguai.

Rua Cláudio Coutinho – técnico gaúcho com passagens pela seleção brasileira, Vasco da Gama, Botafogo e Flamengo.

Rua Couto Pereira – alusão ao Estádio Major Antônio Couto Pereira, pertencente ao Coritiba Foot Ball Club.

Rua Dorival de Brito – referência ao Estádio Durival Britto e Silva (Vila Capanema), que recebeu jogos da Copa do Mundo de 1950 em Curitiba.

Rua Elba de Pádua Lima – mais conhecido como Tim, Elba de Pádua Lima fez história como jogador e treinador entre as décadas de 1930 e 1980.

Rua Engenheiro Araripe – estádio localizado em Cariacica (ES) e utilizado pela Desportiva Ferroviária em suas aparições no Campeonato Brasileiro.

Rua Eunápio de Queirós – grafado com “z” no final, Eunápio de Queiroz foi um ponta de destaque nas décadas de 1930 e 1940, atuando por times como Fluminense e Santos.

Rua Everaldo Marques da Silva – lateral-esquerdo, Everaldo atuou pelo Grêmio, Juventude e seleção brasileira. Faleceu em um acidente de carro, aos 30 anos, em 1974.

Rua Fonte Nova – alusão ao Estádio Octávio Mangabeira (atual Arena Fonte Nova), principal praça esportiva de Salvador (BA).

Rua Gávea – referência ao estádio histórico do Flamengo, atualmente utilizado pelas categorias de base do clube.

Rua Geraldo José de Almeida – narrador esportivo e jornalista brasileiro, falecido precocemente em 1976, aos 57 anos.

Rua Heleno de Freitas – craque dos primórdios do futebol brasileiro, Heleno de Freitas viveu seu período áureo pelo Botafogo, entre 1940 e 1948.

Rua José Carlos Pace – piloto de Fórmula 1, vencedor do GP Brasil de 1975. Faleceu em um acidente aéreo em 1977, aos 32 anos.

Rua José Teles da Conceição – medalhista de bronze no salto em altura nos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsinque. Morto em 1974, aos 43 anos.

Rua Júlio Delamare – radialista e locutor esportivo brasileiro, falecido em um acidente aéreo na França, em 1973, aos 45 anos.

Rua Kid Jofre – José Aristides Jofre, boxeador argentino e pai do brasileiro Éder Jofre, considerado um dos maiores lutadores de todos os tempos.

Rua Laranjeiras – referência ao Estádio das Laranjeiras, campo histórico utilizado pelo Fluminense até a década de 1990.

Rua Mané Garrincha – homenagem a Manoel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, bicampeão do mundo com a seleção brasileira (1958 e 1962).

Rua Mineirão – alusão ao estádio situado em Belo Horizonte (MG), palco de grandes jogos de Cruzeiro e Atlético-MG.

Rua Moisés Lucarelli – estádio localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, e pertencente à Ponte Preta.

Rua Olímpico – referência ao Estádio Olímpico Monumental, antiga casa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Rua Osvaldo Brandão – jogador e técnico com passagens pela seleção brasileira e times como Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo.

Rua Pacaembu – homenagem ao Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, na capital paulista (atualmente em processo de reforma).

Rua Palestra Itália – alusão ao estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo (SP).

Rua Parque Antártica – alusão ao estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo (SP), construído em um terreno que pertencia à Companhia Antarctica.

Rua Pedro Carneiro Pereira – narrador da Rádio Guaíba e piloto de veículos de turismo. Faleceu em um acidente no autódromo de Tarumã (RS), em 1973, aos 35 anos.

Rua Pompeu de Toledo – referência ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, casa do São Paulo Futebol Clube.

Rua Rei Pelé – como Pelé era vivo à época da homenagem, o nome da rua é uma alusão ao Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).

Rua Roberto Batata – atacante de 26 anos que atuava pelo Cruzeiro e pela seleção brasileira, em 1976, quando morreu em um acidente automobilístico.

Rua Ronnie Peterson – piloto sueco de Fórmula 1, falecido em um acidente no autódromo de Monza (Itália), em 1978.

Rua São Januário – homenagem ao estádio do Clube de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ).

Rua São Jorge – referência ao Parque São Jorge (Fazendinha), estádio pertencente ao Sport Club Corinthians Paulista.

Rua Serra Dourada – estádio localizado em Goiânia (GO) e utilizado por clubes como Goiás, Vila Nova e Atlético-GO.

Rua Servílio de Jesus – conhecido como “Bailarino da Fazendinha”, Servílio de Jesus foi um dos craques do Corinthians nas décadas de 1930 e 1940.

Rua Urbano Caldeira – alusão ao Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP), pelo qual desfilaram lendas como o craque Pelé.

Rua Vicente Feola – treinador que comandou a seleção brasileira em sua primeira conquista do mundo, no ano de 1958, na Suécia.

Rua Vivaldo de Lima – antigo estádio localizado em Manaus (AM), demolido em 2010 para a construção da Arena da Amazônia.

Travessa Engenheiro Caio Martins – referência ao estádio em Niterói (RJ), utilizado, principalmente, pelo Botafogo nas décadas de 1980 e 1990.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.