Usuários têm reclamado dos preços e da demora no atendimento
Você tentou pegar “um uber” em Foz e não teve sucesso? Tem esperado muito tempo para ser atendido? As reclamações são constantes. Cancelamento de corridas, demora em conseguir o serviço e preços altos. Mas por trás de tudo isso estão as condições de trabalho dos motoristas em Foz do Iguaçu. Eles estão deixando a gigante Uber para trabalhar em plataformas regionais, como a Garupa, Rápido Car, Lobo Rotas e 45 Mobilidade Urbana.
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Presidente da Associação de Motoristas por Aplicativos de Foz do Iguaçu, Adrielly Marques Alves explica que essa migração ocorre em razão das condições de trabalho que são mais vantajosas nas plataformas regionais. “Conseguimos adequar a tarifa para abastecer o carro e colocar comida dentro de casa”, diz.
As constantes altas nos combustíveis e o valor pago por aplicativos internacionais e nacionais motivaram a migração, que também é uma forma de protesto, frisa Adrielly. Ela informa que as plataformas Uber e 99 descontam de 25% a 50% do motorista por corrida. Nas demais, o valor varia de 15% a 20%.
Os motoristas que trabalham para os aplicativos regionais dificilmente cancelam a corrida e prestam um melhor serviço ao usuário, afirma Adrielly. Ela ainda revela que muitos motoristas promovem “blecaute” em determinados horários, quando trabalham para a Uber e a 99, porque fica inviável atender o cliente.
Foz do Iguaçu tem hoje cerca de cinco mil motoristas de aplicativos. Muitos começaram a atuar durante a pandemia como alternativa de renda. Alguns são guias de turismo e taxistas que trocaram a atividade pelo trabalho nos aplicativos. “Foi uma saída para muita gente”, conta Adrielly. Boa parte atua no Garupa e Rápido Car.
Apesar da migração, muitos usuários ainda reclamam do serviço. A estudante Mariana Costa usa transporte por aplicativo diariamente. De acordo com ela, está difícil conseguir não somente Uber, mas também chamadas em outros aplicativos. O tempo de espera é, em média, entre cinco e dez minutos.
Conforme Mariana, às vezes é preciso cancelar a corrida quando o motorista está muito longe do destino. O preço, diz, depende muito do horário da chamada. Para ela, o valor gasto pelo cliente não vale muito a pena, no entanto a estudante ainda paga para evitar meios de transporte com muitas pessoas. “O preço que o aplicativo dá ou é muito baixo ou muito alto, então não vale a pena para o motorista; e gastar mais de R$ 25 numa corrida rápida não vale para o passageiro”, ressalta.
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